V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Egresso de Design Gráfico fez Mobilidade Acadêmica na Coreia do Sul

A Coreia do Sul ainda é pouco procurada para Mobilidade Acadêmica. Francisco teve a oportunidade de estudar no país por meio da Unit.

às 11h14
Egresso da Unit, Francisco Neto, fez mobilidade acadêmica na Coreia do Sul
Egresso da Unit, Francisco Neto, fez mobilidade acadêmica na Coreia do Sul
Paisagem da Coreia do Sul.
Uma das aulas na Myongji University, na Coreia do Sul.
O egresso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes (Unit), Francisco de Assis Pacheco Neto.
Compartilhe:

Em 2017, o egresso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes (Unit), Francisco de Assis Pacheco Neto, estava a quase um ano de se formar. Pensando que não teria outra oportunidade para estudar em uma universidade fora do Brasil, aproveitou para se inscrever na Myongji University, na Coreia do Sul, um destino pouco conhecido.

Ele começou a estudar coreano ainda em Aracaju e viajou para a Coreia do Sul já sabendo ler, mas conhecendo pouco da gramática e outras regras. A música pop coreana influenciou bastante na escolha pelo local para fazer o programa. Na Coreia, Francisco ficou conhecido por Chico pelos colegas.

“Naquele momento, eu estava gostando muito do K-Pop, estava naquele hype com todo mundo comentando e escutando, e todo dia eu escutava K-Pop. Então, eu pensei ‘eu acho que a Coreia é um desafio muito grande. Uma colega do curso de Psicologia também foi e a gente conseguiu ficar na mesma universidade. Foi perfeito, uma oportunidade única”, disse.

Para ele, a Unit contribuiu para a realização do sonho. “Principalmente pela oportunidade de ter disponível um lugar como a Coreia do Sul. Eu quis realmente ter esse desafio e eu achei incrível a Unit ter essa disponibilidade. Ah, e também a parte burocrática, de fazer uma conexão da faculdade daqui com a de lá. Eu tive 100% de apoio”, complementou Chico.

“Eu admito que foi uma experiência desafiadora, porém necessária. Eu cresci muito como ser humano. Reconheço que amadureci muito por estar 100% responsável por mim, sobre locomoção, alimentação e finanças. Literalmente, eu sozinho no mundo, mas se algo desse errado eu poderia contar com o pessoal da Unit, claro. Estar em outra realidade completamente diferente da sua e em um dos lugares mais seguros do planeta? Estar tarde da noite na rua e conseguir usar o celular sem ter medo? Parece até que foi sonho”, revelou.

Quando retornou à Unit, o olhar de Francisco para o Design não era mais o mesmo. Das disciplinas de Design Gráfico que cursou na universidade de Myongji University, Coreia do Sul, Chico aproveitou todas no currículo acadêmico da Unit, dentre elas, Sociologia no Cinema. “Eu via design em tudo. Eu trouxe várias embalagens de lá. Toda vez que eu ia consumir alguma coisa lá eu pensava ‘eu tenho que levar, eu tenho que levar isso para casa, porque olha isso, que incrível’. E não só em relação ao design, mas a arquitetura é incrível. A fotografia também é muito legal, pois lá tem muitas montanhas. Em um passeio que você faz, tudo está sempre bonito. Eu recomendo a mobilidade na Coreia do Sul para pessoas de várias áreas”, concluiu. 

Para compartilhar as experiências que viveu na Coreia e ajudar outras pessoas que gostariam de viajar para o país, Chico criou um canal no YouTube.

 

Leia também: Design: as tendências da profissão em tempos de pandemia

Compartilhe: