Com atuação há mais de 20 anos no mercado de design de marcas, o egresso da Universidade Tiradentes (Unit), Rogério Torres criou diversos projetos conhecidos pelos sergipanos. A identidade visual comemorativa aos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o rebranding da indústria Radiante e as embalagens dos principais produtos da Maratá, entre elas, farinha láctea, cuscuz, catchup e molhos de tomate. Atualmente, trabalha exclusivamente com mascotes 3D e os novos projetos já começam a ser notados no mercado internacional.
Formado em Design Gráfico e pós-graduado em gestão em design para imagem corporativa pela Unit, ele conta como tudo começou. “Eu descobri o curso de design gráfico da Unit após ter estudado por três anos Arquitetura e Urbanismo na UFPE. Trago daqueles dias minhas primeiras experiências com desenhos vetoriais e sólidos 3D em ambientes computacionais e o esforço ao tentar decompor as várias faces de um objeto nos desenhos de geometria descritiva”, relembra.
“Porém, a despeito disso, eu não estava me encontrando no curso, não estava suficientemente empolgado. Para minha felicidade, ao mesmo tempo em que caía meu interesse pela arquitetura, crescia minha curiosidade pelo design. O curso de Design Gráfico da Unit sempre conseguiu suprir minha ânsia por conhecimento através do acesso a uma ótima biblioteca, laboratórios com equipamentos de última geração e a um corpo docente comprometido em ensinar o que há de mais recente em termos de ferramentas e teorias do design”, conta Rogério.
O acesso ao programa de estágio oferecido pela Unit foi uma força propulsora para a carreira do até então iniciante. “Fui introduzido a diversas áreas do design desde o primeiro período do curso, o que abriu portas para outras experiências de estágio em empresas de naturezas variadas.Isso contribuiu para uma formação generalista, mas também permitiu que decidisse logo cedo pelas áreas de atuação que tinha mais afinidade. Concluí a minha graduação em 2005. Naquela época eu trabalhava no núcleo de criação da Unit, atual departamento de marketing”, comenta.
Motivo de orgulho
Uma das experiências das quais Rogério tem o maior orgulho é de ter criado uma nova marca para a UFS. “O momento que coroou o trabalho que venho desenvolvendo como designer de marcas foi a criação do programa de identidade visual da UFS, em 2018. Essa respeitável instituição de 54 anos até então tinha o seu brasão de armas como assinatura gráfica para comunicações oficiais e publicitárias. Para mim, como sergipano, ter criado o tipograma da UFS é motivo de tremendo orgulho”, garante o designer.
Além disso, ele foi docente. “O contato que tive com professores do curso de design gráfico da Unit – notar como eles transmitiam seus conteúdos e preparavam suas aulas – foi essencial para minha formação como professor. Antes de ensinar na UFS, tive a oportunidade de ser professor da disciplina de Iluminação e Rendering no curso de pós-graduação em Representação Gráfica de Projetos em 3D da Unit. Isso foi como um estágio para mim e me preparou para o que estava por vir”, confessa.
Reconhecimento internacional
Desde 2021, Rogério trabalha exclusivamente com a criação de mascotes 3D e os novos projetos já começam a ser notados no mercado internacional. “Decidi dar uma guinada em minha carreira e focar no design de mascotes 3D. Porém, não é só decidir e ‘pronto, tá feito’. Para tornar essa decisão em algo real e que dê resultados, lancei um site exclusivo para vender esse tipo de serviço, investi em tráfego pago e SEO, reformulei minha proposta de serviço, reformulei meus preços, atualizei minha comunicação visual e comprei cursos online”, argumenta.
“Apesar do pouco tempo em que tudo aconteceu, já pude ser notado fora do país. Uma mascote que fiz, a Lia da Construtora Celi, acabou de sair numa lista de 11 mascotes do portal Design Rush. 2023 promete”, acredita.
Para ele, a contar do início da sua trajetória profissional, a Unit foi essencial. “Nela eu tive os primeiros contatos com o design gráfico, tornei-me bacharel, tive meu segundo emprego na área, fiz pós-graduação e fui professor pela primeira vez. Eu credito a minha transformação de um designer generalista, no início, para um designer especialista em identidade de marca e produto às minhas passagens por agências de publicidade e pelos cursos de graduação e pós-graduação da Unit. Nesses lugares eu tive experiências que moldaram o meu jeito de pensar design para negócios e como eu posso ajudar empreendedores a resolver seus problemas de comunicação visual”, conclui o designer.
Leia também: Egresso da Unit cria produto inovador em Sergipe