ESTUDE NA UNIT
MENU



Empreendedorismo feminino: desvendando o poder transformador das mulheres

Mulheres empreendedoras do amanhã: saiba como o curso de empreendedorismo da Unit prepara esses profissionais

às 19h15
Isabel Barreto- Empreendedora
Isabel Barreto- Empreendedora
Compartilhe:

No mundo dos negócios, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais influente, moldando setores diversos com suas ideias criativas e determinação inabalável. A estudante de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Isabel Barreto, compartilha sua jornada inspiradora, que começou com um empreendimento familiar e evoluiu para um próspero centro de beleza em parceria com seu marido.

“Comecei com a empresa familiar e depois resolvi abrir um centro de beleza com o meu marido naquela época”, diz Isabel. Ela é apenas uma das muitas mulheres empreendedoras que estão transformando ideias em negócios de sucesso.

O empreendedorismo feminino é repleto de desafios, mas mulheres como Isabel demonstram uma incrível capacidade de superação. “São vários os desafios que enfrentamos, mas com habilidades que são inerentes ao empreendedor conseguimos superar”, afirma ela.

Inovação nas abordagens 

As mulheres trazem uma abordagem única para o mundo dos negócios, muitas vezes moldada por suas múltiplas funções na sociedade. “As mulheres são surpreendentes, o poder de serem multifuncionais, diversificadas, as tornam diferentes dos demais empreendedores. Acredito que isso tem a ver com a habilidade de ser mãe, faz parte desse processo de versatilidade entre as mulheres”, observa Isabel.

Ao longo do tempo, as mulheres conquistaram um lugar de destaque no mundo dos negócios. “Hoje, a mulher ocupa um papel importante no mundo dos negócios, lógico que nem sempre foi assim. Várias conquistas foram efetuadas ao longo do processo e isso tornou viável essa interação e o seu papel dentro do mercado de desafios em que vivemos”, ressalta Isabel.

No entanto, o empreendedorismo não é para todos, e Isabel destaca a importância de refletir sobre essa escolha. “O primeiro passo seria saber se de fato elas querem ingressar nesse mundo desafiador e nada fácil. Outra questão é se estão dispostas a disponibilizar tempo, a abdicar de algumas questões, como estar com a família, os filhos, enfim, é uma entrega muito grande”, diz ela.

As histórias inspiradoras de mulheres como Isabel Barreto demonstram que o empreendedorismo feminino está prosperando e deixando uma marca duradoura no mundo dos negócios. Elas estão quebrando barreiras, enfrentando desafios e transformando suas visões em realidade, provando que o empreendedorismo não tem gênero, apenas paixão e determinação.

Curso de empreendedorismo EAD na Unit

A Universidade Tiradentes vai além ao preparar mulheres como Isabel Barreto para o mercado de empreendedorismo. Além do curso de Empreendedorismo oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD), a instituição promove uma abordagem abrangente que inclui mentorias, grupos de networking e acesso a recursos práticos para o desenvolvimento de suas ideias de negócios. 

A Unit compreende que o empreendedorismo feminino desempenha um papel crucial na economia e, como resultado, fornece um ambiente de aprendizado e apoio que capacita as alunas a enfrentarem os desafios do mundo dos negócios com confiança e determinação. O compromisso da instituição com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres reflete-se em sua oferta educacional e nos recursos que disponibiliza para criar uma próxima geração de empreendedoras bem-sucedidas.

Segundo o professor de Administração da Unit, José Walter Filho, no curso de Empreendedorismo, os alunos têm a oportunidade de adquirir uma ampla gama de conhecimentos e habilidades essenciais para o mundo dos negócios. “Eles aprendem a identificar oportunidades de mercado, desenvolver planos de negócios sólidos e viáveis, compreender os aspectos financeiros e contábeis de uma empresa, além de explorar estratégias de marketing e gestão”, destaca.

 Além disso, o curso também aborda questões específicas relacionadas ao empreendedorismo feminino, preparando as alunas para superar os desafios que podem enfrentar no mundo dos negócios.

“Os estudantes têm a chance de trabalhar em projetos práticos que envolvem a criação e a gestão de empresas, o que lhes permite aplicar o conhecimento teórico em situações do mundo real. Eles são incentivados a desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas, que são cruciais para o sucesso como empreendedores”, elenca.

O curso também promove a mentalidade empreendedora, incentivando os alunos a pensarem de forma inovadora, a identificarem oportunidades de mercado não convencionais e a se adaptarem às mudanças constantes do mundo dos negócios. “No final, os estudantes saem preparados não apenas com um diploma, mas também com a confiança e as habilidades necessárias para transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a inovação no cenário empresarial”, infere.

Leia também: Tecnologias imersivas no EAD: Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual

Compartilhe: