O objetivo do Enprodic é discutir entre especialistas e interessados no assunto de que forma a disseminação da ciência tem acontecido e qual seu impacto no Nordeste, além da inserção do pesquisador na cultura contemporânea.
De acordo com a diretora da EdUnit e especialista em Educação, professora Cristiane Porto, nenhuma universidade no Nordeste promove uma reflexão aprofundada a respeito de sua representatividade científica. “A ideia do evento é justamente discutir como é que a ciência está sendo produzida e divulgada em nossa região, já que os jornais praticamente não falam de ciência por aqui (diferente do que acontece no Sul e Sudeste). Vamos ter palestras de cunho nacional, mas que na verdade se afunilam para entendermos nossa realidade enquanto Nordeste”.
Para a especialista, o intercâmbio entre pesquisadores, editores de livros e periódicos científicos, e responsáveis pelas editoras do Nordeste vai estimular a cooperação e solidariedade institucional. “Vamos impulsionar a melhoria da política de publicação e a divulgação de ciência, afinal o 2º Enprodic será palco para discussões de publicação intra e extrapares, fazendo uma abordagem do que se traz de novo em nível de indexação de periódicos e de livros”, avalia Porto.
Enprodic
O evento contará com diversas palestras e mesas-redondas com os nomes da produção científica em cibercultura; lançamento coletivo de obras da EdUnit e de outras editoras. Conta com livros impressos e publicação digital, além do lançamento comemorativo de cinco anos da Revista Interfaces Científicas do Grupo Tiradentes.
Ainda, no Enprodic, será realizada uma reunião regional da Associação Brasileira das Editoras Universitárias para fortalecer ainda mais a discussão.
Para acessar a programação completa, clique aqui.