ESTUDE NA UNIT
MENU

Encontro discute perspectivas e inovações para o mercado internacional

No último dia 11, a iniciativa reuniu empresários e gestores ligados aos municípios sergipanos, através do Programa de Qualificação de Exportação

às 14h18
Compartilhe:

Com o objetivo de discutir as perspectivas e inovações para o mercado internacional, a Universidade Tiradentes, em parceria com a Apex Brasil, realizou a primeira capacitação ligada ao Programa de Qualificação de Exportação – Peiex. O encontro reuniu empresários e gestores municipais no Anfiteatro no Bloco F, do Campus Aracaju Farolândia da Unit.

“Em Sergipe, a Unit é a instituição parceira da PEIEX. Para o Grupo Tiradentes é uma grande honra e satisfação que possamos apoiar empresários sergipanos a serem inseridos no comércio exterior”, declara o superintendente geral do Grupo Tiradentes, professor doutor Saumíneo Nascimento.

O programa visa iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura, desenvolvendo ações para aquelas empresas que nunca exportaram e para àquelas que possuem dúvidas em relação à comercialização internacional.  “É importante ressaltar que esta parceria foi construída na essência da internacionalização da Unit. A gente entendia que teríamos que ter um projeto que nos aproximasse das empresas sergipanas, do desenvolvimento de Sergipe, a partir da exportação”, salienta o diretor de Operações Acadêmicas do Grupo Tiradentes e coordenador do programa PEIEX na Unit, professor Marcos Wandir.

A expectativa é que o programa atinja 50 empresas sergipanas ao longo de dois anos de implementação. Atualmente, o programa conta com o apoio da Sedetec, Sebrae, Federação das Indústrias, IEL, Fecomércio, entre outros.

“O projeto atende a quase todas unidades da federação na busca pelo desenvolvimento da cultura de internacionalização. Esta primeira capacitação e apresentamos dados e abordamos o cenário do comercio exterior de Sergipe e da região”, comenta Sandra Soares, monitora Peiex em Sergipe.  

Na capacitação foram discutidas temáticas como a “Conjuntura e perspectivas do comércio exterior em Sergipe” com o professor Ítalo Spinelli e “Inovação e internacionalização: é preciso mudar ou inovar para entrar em novos mercados?” com o gestor do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo.

Compartilhe: