V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Enem 2022: saiba como se sair bem no Exame

A primeira fase do Enem acontece neste domingo, 13. Confira algumas dicas para se sair bem durante a prova

às 19h31
Acervo Unit
Acervo Unit
Compartilhe:

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3.396.632 pessoas se inscreveram para a edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecerão neste domingo, 13 e no próximo, 20. 

Para acalmar os nervos dos candidatos que farão a prova, a professora titular e assessora pedagógica da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Ana Cláudia Mota, dá algumas dicas para os estudantes que irão fazer a prova do Enem. 

Ana explica que é importante o aluno ter domínio de diversos assuntos para ter uma redação nota mil. “O repertório cultural que o estudante acumulou ao longo do seu processo formativo é de extrema relevância para o sucesso na elaboração da redação”, ressalta. 

Tranquilidade e organização do tempo são fundamentais. Sugere-se que o estudante inicie pelo rascunho da redação, entre 13h30 e 14h10 analise os textos motivadores, realizando a primeira versão na folha de rascunho. Em torno das 17h50 até 18h20 passe o texto a limpo. “Não é mais momento de fazer mudanças bruscas, apenas ajustes finos”, frisa.

A professora apontou as cinco competências previstas para a produção da redação:

1: demonstrar domínio da língua portuguesa;  

2: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 

3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 

4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 

5: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural –  devem ser levadas à risca, e poucos desvios são aceitos para obtenção da nota mil. 

Como sair bem no Enem? 

É de extrema importância que o candidato esteja atento ao horário de duração da prova. “É muito importante administrar o tempo, sobretudo no primeiro dia, pois além da redação, existem mais 90 questões das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, início às 13h30 e término às 19h, com duração de 5h30 minutos. No segundo dia, das 13h30 às 18h30, Ciências da Natureza e Matemática e 5h de prova”, ressalta. 

Ter uma noite de sono tranquila, se alimentar adequadamente e cuidar do aspecto emocional são essenciais para manter o foco no momento da prova. “O candidato tem, aproximadamente, 2 minutos para responder cada questão, portanto, atentar-se ao tempo é necessário e indispensável. Caso haja dúvida sobre a alternativa correta, deixe para fazer uma nova análise após responder todas as questões com segurança. Evite ultrapassar 10% do quantitativo de questões duvidosas, pois a gestão do tempo para transpor o gabarito para a folha de respostas é crucial. Uma alimentação leve e hidratação também deve constar no checklist de atitudes que devem ser contempladas para a prova do Enem”.

Representantes da Unit estarão dispostos no campus Unit Farolândia, Estácio, Faculdade Pio X, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA) e no Colégio Atheneu locais de aplicação da prova do Enem com o intuito de recepcionar e acolher os participantes que realizarão o Exame. 

Enem 2022

As provas seguem o modelo digital, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Devido à pandemia da Covid-19, regras foram estabelecidas nas últimas edições do Enem. Uma delas é a utilização da máscara em cidades que possuem essa regra estabelecida pelo poder público.

Os participantes devem ficar atentos às canetas, somente aquelas de tubo transparente e cor preta ou azul serão aceitas no Exame. É estritamente proibido o uso de aparelhos eletrônicos de qualquer tipo, bem como relógios analógicos ou digitais, bonés, toucas ou chapéus e fones de ouvido. As garrafas de água devem ser transparentes e sem nenhum tipo de logomarca envolta. 

A nota do Enem é uma das formas de entrada na Universidade Tiradentes. Para saber mais, clique aqui.

 

Com informações do Ministério da da Educação (MEC)

Leia mais: Enem: a melhor logística para chegar cedo – e bem – aos locais de provas

Compartilhe: