ESTUDE NA UNIT
MENU

Energia solar: vale a pena investir?

A energia solar é renovável e inesgotável, mas possui um alto custo de instalação. Confira as vantagens e as desvantagens desse recurso.

às 11h26
Compartilhe:

Como o nome já diz, a energia solar é a energia que vem da luz e do calor do Sol. Sendo uma energia renovável, é considerada uma fonte de energia limpa e é uma das mais promissoras para captação energética. Mas, será que vale a pena ter em casa? A gente responde para você.

Antes de tudo, é preciso saber como funciona a energia solar e quais os tipos. A captação da luz solar é pode ser feita por meio de painéis fotovoltaicos ou usinas heliotérmicas, onde será transformada em energia elétrica e térmica; ou através de aquecedores solares, pela qual a luz captada será convertida em energia térmica.

No sistema de captação fotovoltaico, a energia gerada passa por um inversor solar, convertendo a corrente contínua em corrente alternada e é distribuída pelo imóvel. A eletricidade que não é consumida é injetada na rede elétrica convencional e pode ser consumida em até cinco anos.

Já nas usinas heliotérmicas, a energia solar é transformada em calor, aquecendo, principalmente, a água. Para isso, são utilizados espelhos, coletores ou heliostatos que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto (receptor). O calor acumulado aquece a água dos tambores e o vapor aquece as turbinas, acionando o gerador que produzirá a energia.

 

Mas, afinal quais são as vantagens?

  • Renovável e inesgotável de energia
  • Economia de 90% na conta de luz
  • Vida útil de mais de 30 anos
  • Exige pouca manutenção
  • Pode ser usada em áreas isoladas de rede elétrica

 

E as desvantagens?

  • Alto custo de aquisição e instalação
  • Em dias nublados ou chuva a geração de energia diminui
  • Não gera energia à noite
  • Requer um sistema eficiente de armazenamento

 

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) existem 30 mil geradores de energia fotovoltaica e 500 mil coletores solares residenciais no Brasil. Principalmente no Nordeste há alguns projetos para geração de energia solar.

 

*Com informações de Portal Solar, Panda Solar e Brasil Escola

Compartilhe: