ESTUDE NA UNIT
MENU

Engajamento de professores e tecnologia são tema de Live

Transmitida pelo Youtube, Live tratou do tema ‘Sem educação não haverá futuro

às 20h05
Compartilhe:

Uma aula de como ser um professor engajado e compromissado com o aluno. Assim pode ser definido a Live realizada pelo Tiradentes Innovation Center com a presença do membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes, Mozart Neves Ramos.

Transmitida pelo Youtube e coordenada pelo Diretor de Estratégia e Inovação do Grupo Tiradentes, Domingos Machado, a Live tratou do tema ‘Sem educação não haverá futuro’.

Por cerca de uma hora, Mozart Neves Ramos discorreu sobre sua experiência como professor acadêmico, como presidente executivo do Movimento Todos pela Educação e como diretor do Instituto Ayrton Senna. Ele também tirou dúvidas e debateu o futuro da educação pós-pandemia de coronavírus.

Dividido em três blocos, o debate contou com a presença do presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, e abordou o momento atual; os desafios da educação e como a inovação pode mudar a educação. Sobre as adaptações que escolas e universidades fizeram para manter as atividades pedagógicas durante o isolamento social, Mozart falou a respeito de reestruturação curricular e acolhimento.

Tecnologia

“Tivemos que estruturar currículos on-line para prover educação e informação para  alunos do mundo inteiro. A Covid-19 foi um grande catalisador de mudanças e escancarou a desigualdade social em todo o mundo. Estamos diante de outra realidade, a partir de agora, redes de ensino e universidade vão começar a entender que o lápis e o caderno serão o notebook com internet. Poucas universidades e conseguiram se reorganizar. As universidades federais, por exemplo, estão paradas”.

Sobre investimentos em plataformas educacionais, professor Domingos lembrou que a Universidade Tiradentes tem conseguido manter o calendário acadêmico devido aos investimentos contínuos em tecnologia e formação do docente, a exemplo da plataforma  GSuite for Education, que possibilita compartilhamento de material de pesquisa, marcação de video-aulas, reposição de aulas via internet entre outras atividades.

Além disso, o Grupo Tiradentes reuniu um time de 20 professores, com expertise em ensino remoto, e está capacitando docentes por meio do Programa de Formação Docente na Era Digital – Google for Education.

Acolhimento

Os desafios da educação também foram discutidos. Na opinião de Mozart, o Brasil precisa ampliar o acesso ao ensino superior, fortalecer o ensino fundamental e médio e entender a realidade sócio emocional do aluno.

“Precisamos acolher esses alunos com carinho, entender que eles passaram por momentos de sofrimento. Saber o que eles conseguiram desenvolver, fazer atividades de contra turno para os alunos que menos desenvolveram habilidade cognitivas ou sócio emotivas. Também será necessário articular o ano letivo de 2020 com o de 2021. Este ano a escola não pode pensar em reprovar, teremos que fazer uma busca ativa após o retorno das atividades”, disse.

A integração entre educação básica e universidades foi destacada. “As universidade precisam sair do altar e entender o que é chão de escola. A academia está cada vez mais distante da educação básica e é preciso criar uma rede de trabalho. O professor que sonha em mudar o País quer que os alunos aprendam. Seja sempre um professor que estimule seus alunos”.

A trajetória do fundador da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, foi realçada no encerramento da Live.  “É uma honra fazer parte desse grupo, obrigado por ter construído toda essa estrutura de escola e de universidade e permitir que a discussão de hoje tenha acontecido”.

Compartilhe: