ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda a diferença entre trabalho e emprego

Você já parou para pensar se tem um trabalho ou um emprego? Saiba que há diferença entre os dois e como ela pode interferir na sua carreira

às 13h22
Saber a diferença entre trabalho e emprego pode ser essencial para definir o seu rumo profissional no futuro (Unsplash)
Saber a diferença entre trabalho e emprego pode ser essencial para definir o seu rumo profissional no futuro (Unsplash)
Compartilhe:

Quem já parou para pensar se tem um trabalho ou apenas um emprego? Quem já refletiu se há diferença entre os dois? É bem verdade que muitos de nós nunca paramos para pensar nisso, mas é fato que há sim uma diferença entre trabalhar ou simplesmente ter um emprego, e que as duas palavras não significam a mesma coisa. 

Segundo a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro, uma das vertentes está ligada à realização profissional e a outra é uma forma de obter renda e assim pagar as contas. 

“O trabalho é o conjunto de ações que um profissional realiza para alcançar um objetivo, uma meta na carreira. É o que esse profissional deseja ser ou vir a ser, e tem ligação direta com metas, projetos de vida. Além da questão financeira, há a busca por realização pessoal”, explicou ela.

Já o emprego é pura e simplesmente uma ocupação, visando suprir as necessidades financeiras. “É o tipo de atividade que a pessoa faz somente para ter dinheiro e assim pagar contas. É aquela função que se assume sem identificação com a área, mas a necessidade obriga a pessoa a assumir aquele emprego para se manter de alguma forma, mesmo sem gostar do que está fazendo”, destacou Maria Luísa.

Mas, por quê é necessário entender essa diferença entre trabalho e emprego? “A resposta é clara, simples e objetiva. Para que pense a respeito da sua carreira, que profissão você deseja para si no futuro”, orienta a coordenadora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: