ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda por que a estatística está em todas as ações do dia-a-dia

Por ser baseada na coleta e análise de dados, a estatística ajuda nas tomadas de decisões diárias, seja na vida pessoal ou profissional

às 11h43
 A estatística é um ramo da matemática que trabalha com a coleta e a análise de dados, seguida da interpretação desses resultados (PhotoMIX Company/Pexels)
A estatística é um ramo da matemática que trabalha com a coleta e a análise de dados, seguida da interpretação desses resultados (PhotoMIX Company/Pexels)
Compartilhe:

Tomar uma decisão é uma das ações que mais realizamos durante o dia, seja para escolher a comida do almoço ou a roupa para ir trabalhar. Não é percebido, mas, em cada uma dessas escolhas, utilizamos a probabilidade e a estatística. Por exemplo, é pensado se o clima vai influenciar a escolha da roupa ou se estar ou não de dieta vai decidir quais alimentos ingerir.

Para o professor Luiz Gomes, dos cursos de Engenharia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), a estatística é uma ferramenta essencial no dia a dia, pois é baseada na coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Dessa forma, influência nas decisões que são tomadas na vida das pessoas, no mercado de trabalho, no comércio, órgãos públicos e privados etc.

Os profissionais dessa área, que é um ramo da matemática, podem atuar de formas variadas, como na solução de diversos problemas práticos. “A estatística é uma ciência que se utiliza das teorias probabilísticas. Ela pode ser utilizada tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza. Assim, consegue possibilitar, dependendo do que se deseja obter, a previsão de fenômenos futuros”, define o professor.

“A estatística é de fundamental importância no dia a dia das pessoas, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de uma região, podemos também avaliar características específicas de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos problemas específicos de determinada região”, finaliza Luiz.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: