ESTUDE NA UNIT
MENU

“Escolhi a instituição por ter foco na pesquisa com professores renomados", destaca mestranda

Egressa em Direito, Jucivânia Santos realizou três iniciações científicas ainda na graduação, está no mestrado e planeja cursar doutorado na Unit

às 19h25
Jucivânia é mestranda em Direitos Humanos e sonha com Doutorado. (Foto: Asscom Unit)
Jucivânia é mestranda em Direitos Humanos e sonha com Doutorado. (Foto: Asscom Unit)
Compartilhe:

Em meados de 2018, Jucivânia Santos de Souza decidiu cursar a graduação em Direito, pela Universidade Tiradentes (Unit), campus Estância. Um ano depois, teve sua primeira experiência interna para além da sala de aula como monitora  em Direito das Obrigações. De lá para cá, a estanciana realizou mentoria, estágio, iniciações científicas e hoje, já egressa da graduação, realiza o sonho de cursar mestrado em Direitos Humanos. 

“Escolhi a Universidade Tiradentes para o meu mestrado em Direitos Humanos porque é uma instituição que desde a minha graduação em Direito teve muito foco na pesquisa com professores renomados e com linhas de pesquisa que me interessaram”, declarou Jucivânia de Souza.

Durante sua graduação em Direito, a aluna realizou três iniciações científicas, programas de pesquisas voltados para estudantes de graduação que têm como objetivo principal despertar o interesse pela pesquisa científica e proporcionar uma formação mais ampla e qualificada. Suas áreas de interesse, nesse período, contemplaram Direitos Autorais, Cidades Inteligentes e Governança em Cidades Inteligentes. “Aprendi coisas além dos conhecimentos teóricos, além da sala de aula. Eu pude entender que o Direito é muito mais amplo e pode transformar a vida das pessoas, com a atuação no dia a dia”, disse.

A mestranda em Direitos Humanos busca aprimorar a compreensão dos direitos humanos em relação às complexidades sociais e às mudanças tecnológicas e ambientais contemporâneas. O curso de mestrado é ofertado pela Universidade Tiradentes e tem como objetivo a formação de profissionais, docentes e pesquisadores da área jurídica.

“Os Direitos Humanos abarcam muitas áreas da sociedade, pois quando a gente pensa em direito à saúde, direito à habitação, direito à mobilidade urbana, acesso aos bens, aos serviços, à cultura, à religião e em vários outros aspectos da nossa vida, os Direitos Humanos estão ali para garantir que a gente possa viver e interagir com outras pessoas tendo esses direitos resguardados”, explicou Souza. 

A longo prazo, Jucivânia sonha com o doutorado e pretende seguir na área de Direitos Humanos contribuindo com uma sociedade mais justa e igualitária. Em um futuro próximo, pretende lecionar na área de pesquisa e extensão e participar, junto aos seus alunos, de projetos sociais em benefício das comunidades. 

Por Douglas Fernandes (estagiário) e Raquel Passos (supervisora)

Leia mais: Oportunidades internas motivaram jovem a cursar Jornalismo

Compartilhe: