Os estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) veem na Iniciação Científica (IC) a oportunidade de realizar pesquisas que irão melhorar a qualidade da população. Foi pensando em como melhorar a qualidade da água que o estudante do curso de Engenharia Mecânica do Projeto Inova Tiradentes, Renan Rodrigues dos Santos, começou a estudar sobre ferramentas de análise microscópica para estudar entupimento de tubos.
O professor do curso de Engenharia Mecânica, Cláudio Dariva, explica que o estudante está trabalhando com ferramentas de microscopia de varredura para aplicá-las nos estudos sobre incrustações de sais. “Será feito uma análise dos entupimentos de tubos e as características desses sais que precipitam em tubulações e durante o escoamento. O objetivo da Iniciação Científica é que ele tenha formação nessas técnicas de microscopia eletrônica de varredura e aplicá-las dentro de projetos que temos dentro do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e dos programas de graduação e pós-graduação da Unit”, explica.
Para realizar seu estudo, Renan começou a testar o efeito de inibidores naturais nas incrustações de carbonato de cálcio e sulfato de bário na superfície de aço Inox. “Na extração de petróleo acaba ocorrendo acúmulo de minerais nas paredes internas das encanações, o que acaba por dificultar a passagem da água e principalmente do petróleo. Então extraímos de certas frutas e plantas o ácido fítico, reproduzimos uma água semelhante a que passa pelas encanações, e aplicamos ácido fítico na mistura. Depois utilizamos uma placa de aço pequena para analisar a reação do ácido, para então mandamos para os microscópios para uma análise mais precisa”, destaca.
Ele conta que essas incrustações acontecem nas extrações de petróleo. “Logo, conseguindo inibi-las, poderá ser usado para resolver esse problema e melhorar a nossa capacidade de conseguir essa matéria prima”, completa.
O estudante continuará a sua pesquisa no Projeto Inova Tiradentes. “Haverá uma segunda etapa na qual precisarei desenvolver um machine learning para reconhecer e comparar os cristais formados. Até então estamos na fase de testes, porém conseguimos perceber algumas diferenças entre usar o ácido fítico apenas, e com ácido fítico com detergente”, diz.
Ele conta que sempre teve interesse em realizar pesquisas. “No Projeto Inova tive a oportunidade de juntar o útil ao agradável e logo comecei na Iniciação Científica. Está sendo muito importante para meu desenvolvimento acadêmico e pessoal fazer essa pesquisa. Sempre aprendendo algo novo, tanto com meu próprio projeto, quanto com as pessoas do laboratório”, afirma.
Renan ressalta a qualidade da estrutura oferecida pela Unit. “Acredito que se não fosse pela Unit, eu não estaria nesse projeto. A Unit é uma Universidade com infraestrutura incrível, que sempre há oportunidades de coisas novas e estou aproveitando todas as oportunidades que me são oferecidas. Pretendo continuar com as pesquisas durante a graduação”, conclui.
Leia mais: Estudante de Engenharia Mecânica realiza pesquisa sobre tratamento de água real