A excelência do ensino da Universidade Tiradente (Unit) proporcionou a recém-formada no curso de Medicina, Fernanda Vieira Santos Moreira, fazer parte do grupo de 20 estudantes que tiveram uma experiência de imersão no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) que é referência em medicina de alta complexidade.
Fernanda conta que se candidatou a esse Programa porque busca se especializar. “Me candidatei a esse programa de estágio pela oportunidade de vivenciar a prática médica e conhecer a realidade de um hospital terciário na maior metrópole brasileira. O processo seletivo foi realizado por meio de uma prova de títulos que considerou atividades curriculares e extracurriculares que contribuíram para nosso aprimoramento acadêmico e profissional”, diz.
Receber a notícia da aprovação foi um momento ímpar para a estudante. “Quando soube do resultado foi um momento de grande alegria. Eu tinha muita expectativa em ser aprovada, pois a experiência serviria como um divisor de águas para saber se de fato eu prestaria prova de residência em São Paulo”, conta.
Durante o internato, Fernanda atuou na grande área de Clínica Médica, no setor de Oncologia Clínica do HAOC. “Escolhi essa área porque no meu último rodízio do internato seria na Clínica Médica. Desse modo, optei por permanecer nessa grande área no estágio opcional. No decorrer do estágio, tive oportunidade de rodar nas Unidades Avenida Paulista e Vergueiro. Em uma atividade interdisciplinar, acompanhei a equipe de transplantes do hospital até a Santa Casa da Misericórdia de Santos para a captação de um fígado que foi transplantado em um paciente que conheci na enfermaria”, relembra.
Ela conta que nas cinco semanas que esteve no estágio participou de diversas atividades. “Do dia 30 de abril e retornei no dia 1º de junho, estive no ambulatório de Oncologia Clínica, da assistência ao paciente crítico, realizando visitas na Unidade de terapia intensiva (UTI), na assistência beira-leito (visita enfermaria), no acompanhamento da prática assistencial médica (evolução e prescrição), das reuniões interdisciplinares para discussão de casos clínicos, do Journal club com internos da Uninove e Unilago e, ao longo do dia, ainda realizei discussões com Dr Celso Filho, meu preceptor, sobre as principais emergências oncológicas que o clínico deve dominar”, conta.
O internato é uma prévia da nossa vida profissional e ao longo da convivência diária com os colegas, da assistência que os internos oferecem ao paciente. Todas as atividades são realizadas sob supervisão dos preceptores. “Foi uma temporada enriquecedora na qual, além das atividades do HAOC, tive oportunidade de conhecer parte da equipe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e realizar o Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (Advanced Cardiovascular Life Support – ACLS) sob supervisão de doutor José Alencar, que é referência em Cardiologia e medicina baseada em evidências no Brasil”, completa.
Para Fernanda, o fato do curso de Medicina da Unit usar a Metodologia Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL), faz com que o aluno seja protagonista na busca do conhecimento. “À medida que interagimos com as equipes dos serviços onde atuamos, vamos desenvolvendo proatividade, habilidades de comunicação e a autonomia que vai moldando o profissional que nos tornaremos. A experiência do internato somada a vivência que tive no Hospital Alemão Oswaldo Cruz me permitiu desenvolver soft skills e refinar meu raciocínio clínico me preparando assim para a vida profissional”, afirma.
A recém-formada em Medicina conta que seus próximos passos é ingressar na residência Médica, “Como me formei em junho deste ano, um mês após o estágio opcional no HAOC, estou há menos de 15 dias da minha festa de formatura. Estou bastante ansiosa com esse evento que será a realização de um sonho. Também fico ansiosa com o meu futuro profissional. Agora o meu objetivo é ingressar na residência e me tornar médica especialista. Irei fazer a prova para o HAOC e espero que o resultado seja satisfatório”, conclui.
Leia mais: Estudantes de Medicina da Unit realizam Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz