ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Arquitetura concluirão TCC na Espanha

Heloisa Almeida e Nayara Silva de Oliveira estão entres os alunos selecionados para concluir o TCC na Universidad de Valladolid

às 11h49
Professor Ézio Déda e a estudante Nayara Silva de Oliveira
Professor Ézio Déda e a estudante Nayara Silva de Oliveira
Estudante Heloisa Almeida
Compartilhe:

As estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), Heloisa Almeida e Nayara Silva de Oliveira, fazem parte do Programa Laboratório Social, uma iniciativa da Mobilidade Acadêmica que proporciona aos alunos a oportunidade de concluir Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em maio, elas embarcam com destino a Universidade de Valladolid (Espanha).

As alunas contempladas trabalharão com soluções para problemas sociais que o cercam, propondo desafios dentro dessas áreas, pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ézio Déda, explica que os projetos realizados pelas estudantes serão voltados para a preservação das construções históricas do município de São Cristóvão. 

“Semanalmente me reúno com as alunas para orientá-las e ver como está sendo o progresso do TCC. Um dos projetos é a criação de uma escola de música e o outro de biblioteca pública municipal em São Cristóvão. O município foi escolhido por ser a primeira capital do estado e pela sua importância simbólica. Fizemos uma parceria com a Prefeitura Municipal e alinhamos com o poder público para que fosse feito de acordo com a demanda do município. Ambas as intervenções são em prédios históricos e consideramos a adaptação do prédio preservando a arquitetura original de acordo com as regras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, esclarece. 

No momento as alunas ainda estão em fase de levantamento de dados para desenvolver as plantas do projeto arquitetônico. A estudante, Heloísa Almeida, está produzindo seu TCC com o tema: “Biblioteca Municipal de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga”.

“Escolhi esse tema por se tratar de uma cidade tão importante como São Cristóvão, necessita de um apoio educacional que estimule o uso e a ocupação da biblioteca. Então através dessa necessidade, junto ao meu orientador, professor Ézio Déda, decidimos por este tema. Muitos dados históricos já foram coletados, levantamento cadastral das edificações atuais, pesquisas de campo com os responsáveis na atuação da biblioteca, informações com o IPHAN, tudo isso é essencial para o que chamamos de estudo de viabilidade, antes do desenvolvimento projetual acontecer”, conta.

Para a estudante, o seu TCC irá impactar a sociedade positivamente porque irá preservar a história sergipana. “São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, primeira capital do estado de Sergipe e tombada como patrimônio mundial pela Unesco em 2010. Mesmo sendo uma cidade com um acervo histórico e arquitetônico imenso, sinto que não é tão vista e estudada. Por isso, pensamos em um projeto de revitalização em uma edificação que se encontra sem uma ocupação definida, com o intuito de agregar e trazer mais um lugar que possa ser utilizado por toda comunidade, tanto para lazer e encontros culturais, quanto impactando ao setor educacional, podendo ser um apoio para as escolas que possuem ao redor”, ressalta.

A estudante, Nayara Silva de Oliveira, que também está participando da Mobilidade Acadêmica explica aproveitou a oportunidade para fazer a pré-inscrição em dezembro de 2022. “Quando a Unit abriu uma seleção exclusivamente para alunos aptos para cursar a matéria de TCC 2 no semestre 01/2023, somente três alunos seriam selecionados no Programa de Laboratório Social. Ele foi elaborado com o intuito de que os alunos de Arquitetura e Urbanismo utilizassem como temática a concepção projetual de soluções arquitetônicas e/ou urbanísticas para áreas de vulnerabilidade social envolvendo o Patrimônio e as ODS, na cidade histórica de São Cristóvão”, conta.

Sem nenhuma pretensão, Nayara realizou a pré-inscrição e quando recebeu o resultado não soube como reagir. “Em fevereiro, recebi uma notificação do Magister avisando que o resultado da seleção havia saído, automaticamente fui olhar e lá estava meu número de cadastro selecionado. No momento eu não soube como reagir, pra quem não teve pretensão nenhuma, acabou tendo um misto de sensações. Tive medo, receio de como que iria ser, se eu iria conseguir, com o apoio da minha família, eu não pensei duas vezes e decidi aceitar o desafio de abrir mão do TCC 1 que já estava encaminhado para recomeçar um novo”, relembra. 

Nayara e Heloísa foram as estudantes aprovadas para viver essa experiência. Após a confirmação, tiveram que arregaçar as mangas e entrar de cabeça nos projetos. “Nos apresentaram duas situações existentes atualmente em São Cristóvão: a biblioteca e a escola de música do local que estão em más condições de uso. A comunidade carece de um local organizado e confortável para as crianças, jovens e adultos. Existem prédios pela a cidade que não estão sendo utilizados, então foram selecionados dois prédios para alocar a biblioteca e a escola de música, locais bem mais amplos e viáveis conforme as necessidades dos usuários”, destaca.

Ela está produzindo o seu TCC com o tema: “Escola de Música de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga”. “Por ser amante da música, decidi escolher a escola de música, e no momento percebo que foi a melhor escolha tanto em aceitar o desafio como adotar a escola de música. Não poderia deixar a oportunidade passar, será uma troca de experiências preciosas”, conclui.

 

Leia mais: Estudantes de Direito participam de Programa Laboratório Social

Compartilhe: