ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Fisioterapia promovem ação lúdica para crianças do Ninota Garcia

As atividades de integração foram pensadas para incluir crianças com algum tipo de deficiência nas brincadeiras tradicionais em alusão ao Dia das Crianças.

às 21h57
Compartilhe:

Em comemoração ao dia das crianças, os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit), promoveram uma ação lúdica para as 50 crianças assistidas pelo Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia. O evento realizado na última terça-feira, 11, teve como propósito reafirmar o direito de brincar e a inclusão de crianças com deficiência.

De acordo com a professora do setor de Fisioterapia Pediátrica, Luana Karina de Almeida Nascimento, a ação é para incluir crianças que possuem algum tipo de deficiência em brincadeiras infantis. “Nós estamos trabalhando em cima da dificuldade que a criança com deficiência tem em ser inserida nas brincadeiras infantis. Estamos abrindo os olhos dos alunos e da comunidade para criar essa essa corrente de visibilidade, de informação, para que a gente consiga mostrar que o brincar é importante e necessário para o desenvolvimentos delas”, aponta. 

Participaram do evento 10 alunos da disciplina de estágio supervisionado do curso de Fisioterapia, como Giancarlos Rodrigues. “De certa forma essas crianças já sofrem uma exclusão pela sociedade devido às condições que elas apresentam. E então a gente tenta através da fisioterapia trazer elas para esse mundo mais lúdico, aproximá-las e promover a  integração com outras crianças com práticas que são extremamente importantes para trabalhar a motricidade e o cognitivo delas”, comenta.

“Aprendo coisas novas todos os dias com as crianças. Por mais que tenham crianças com a mesma patologia, elas são diferentes, com gostos diferentes, jeitos diferentes. E no dia a dia a gente vai ficando mais criativo, sempre respeitando o mundo delas, mas trabalhando para o avanço do quadro. E a ideia da professora Luana tem sido muito positiva. As crianças estão interagindo através das dinâmicas, estão aprendendo a brincar umas com as outras, sem limitações físicas porque todas as brincadeiras são adaptadas para elas”, explica a aluna, Ayslaine da Cunha Oliveira.

As mães das crianças assistidas também participaram das atividades. Maria Iris, mãe de Chelton Pereira Passos dos Santos, de 9 anos, afirma que o filho tem obtido progresso com as atividades. “Meu filho participa desde os dois anos. Eu vejo que ele está evoluindo muito. Hoje mesmo foi uma maravilha! Tirei foto, filmei, ele está sempre rindo, tá mais durinho, ele tá evoluindo muito aqui no Ninota. Os professores e os alunos fazem a terapia dele aqui estão de parabéns.Não só a minha criança que tem sido beneficiada, a gente consegue ver o sorriso no rosto de cada uma que está aqui”, disse.

Ninota Garcia

O Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia da Unit fica localizado na avenida João Rodrigues, 200, Bairro Industrial, zona norte de Aracaju (SE). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h. 

Para mais informações ligue: 79 3218-2336 ou 3218-2337.

 

Leia mais: Estudantes de fisioterapia iniciam atividades de estágio supervisionado

Compartilhe: