Realizar tarefas simples no dia a dia como caminhar, agachar ou carregar pesos pode ser difícil para pessoas que têm limitações físicas, mas por meio da Fisioterapia é possível ter qualidade de vida para realizar atividades que antes eram difíceis. E no Centro de Saúde e Educação Ninota Garcia os pacientes são acompanhados pelos estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit), pagando uma taxa no valor simbólico de R$ 50,00 por atendimento.
O responsável técnico do Centro, Rodrigo de Faro Silva, explica que os atendimentos são realizados com os pacientes encaminhados pelos médicos e serviços de saúde de Aracaju e região metropolitana oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de solicitações por meio de convênios (Petrobrás, Vale, Plamed, Correios e Capesaúde), e também atendimentos particulares.
“Na Clínica oferecemos serviços de fisioterapia ortopédica, neurofuncional, respiratória, geriátrica e pediátrica. Essas áreas são o nosso carro chefe devido a grande demanda de pacientes desses grupos que buscam esses tratamentos. Nas sessões os pacientes são atendidos pelos alunos que desde a entrada deles analisam a especificidade de cada caso, e com a supervisão dos professores, montam um protocolo efetivo para o tratamento”, ressalta.
A estudante de Fisioterapia, Larisse Kelly Farias, compartilhou sua experiência durante os atendimentos. “Estar diretamente ligada ao tratamento de recuperação dos pacientes é de extrema importância para minha qualificação profissional. Com a orientação dos professores, analisamos a individualidade e montamos qual a melhor abordagem fisioterapêutica para atender as necessidades dos pacientes”, destaca.
Para o paciente José Alberto de Aquino, de 49 anos, o acompanhamento com os alunos está mudando sua qualidade de vida. “Tive que me aposentar por invalidez porque tenho um problema na lombar. Desde que comecei a ser atendido aqui tenho tido uma qualidade de vida melhor. Já consigo fazer movimentos que antes eram impossíveis de tanta dor que sentia, já consigo fazer caminhadas, sentar no sofá, pegar alguma coisa que caiu no chão me agachando. Tudo isso é um grande avanço para mim”, afirma.
Atendimento Médico Ambulatorial
A partir dessa segunda-feira, 17, todo o atendimento que anteriormente era realizado no Decós Hospital foi transferido para o Centro de Saúde e Educação Ninota Garcia. Os estudantes do curso de medicina já estão realizando consultas ambulatoriais para a população sergipana.
O Centro de Educação e Saúde passou por uma reforma para receber os alunos. As novas instalações contam com 18 salas climatizadas, recepção, refeitório, lanchonete e estacionamento. Com essas mudanças, serão ofertados além dos serviços de Fisioterapia, atendimentos clínicos de Medicina, Psicologia e Enfermagem.
Localização
Para ter acesso aos serviços realizados no Ninota Garcia, é importante que o usuário tenha um encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou atendimento hospitalar.
O Centro de Educação e Saúde da Unit, localizado na avenida João Rodrigues, nº 200, Bairro Industrial, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30 e das 13h30 às 19h. E aos sábados das 7h às 13h. Os interessados pelos serviços ofertados na Fisioterapia podem ligar para o telefone: (79) 3215-5143.
Já para realizar agendamento de serviços no ambulatório de Medicina no Ninota Garcia, basta ligar para: (79) 3218-2300.
Leia mais: Atendimentos ambulatoriais de Medicina serão realizados no Ninota Garcia