ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de nutrição realizam atendimento no Hospital Cirurgia

São quatro dias de atendimento por semana. Em média, 50 alunos estão envolvidos na atividade de estágio de Clínica, neste semestre.

às 13h57
Compartilhe:

Cerca de 50 estudantes do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) realizam atendimentos à população no Ambulatório do Hospital Cirurgia, em Aracaju-SE. A atividade faz parte do último período do curso. O serviço é destinado a pacientes a partir de 13 anos que estejam precisando de acompanhamento nutricional com encaminhamento médico. Todo o atendimento é oferecido gratuitamente aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular, com encaminhamento médico.

A professora preceptora do curso de Nutrição da Unit, Surya Ananda Costa Escobar explica que o atendimento é realizado pelos alunos do último período. “Eles são acompanhados pelo professor preceptor que orienta nas estratégias de intervenção e na construção da relação entre profissional e paciente. Todas as estratégias utilizadas são discutidas e assinadas pela professora presente no dia dos atendimentos. Somos quatro preceptoras acompanhando em quatro turnos diferentes de atendimento”, diz.

Essa prática impacta de maneira bastante significativa, pois é ela que vai sedimentar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação. Na unidade, o aluno terá o contato com o paciente e a rotina de atendimento ambulatorial para um público bastante variado e com necessidade de intervenção. É muito enriquecedor”, afirma.

As atividades de desempenho dos alunos são de atendimento ao paciente, como tirar as medidas antropométricas e a confecção de dietas de acordo com a necessidade de cada um. “Tem sido uma experiência ótima, maravilhosa. Cada dia que passa, eu estou amando mais o meu estágio, tudo novo, um novo aprendizado, saber que é desse jeito que futuramente irei trabalhar. Eu queria que tivesse mais dias na semana para estagiar”, revela a estudante Linda Ingrid da Cunha Gonzaga.

Para a acadêmica, Letícia Fontes Pereira, o estágio também tem sido gratificante. “O atendimento direto com o paciente nos capacita para a realidade de trabalho, nos ajuda a  ter um olhar mais sensível aos casos dos pacientes, nos dá repertório de aprendizado e nos faz crescer como seres humanos. Nos deparamos com muitas realidades diferentes, que nos ajudam a enxergar como é importante escutá-los e levar para ele aquilo que será sustentável para sua realidade. São muitos casos desafiadores, mas sei que tanto eu como meus colegas estamos aprendendo muito e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, conta.

Agendamento

O público alvo é qualquer pessoa a partir de 13 anos que esteja precisando de acompanhamento nutricional ambulatorial por questões de saúde. “O atendimento nutricional personalizado é fundamental para a promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos de doenças pré existentes. Há uma orientação que respeite os hábitos do paciente e sua condição de saúde e mesmo financeira para que este tenha possibilidade de alcançar melhora na qualidade de vida”, justifica a professora preceptora.

“Basta ser encaminhado por profissional de saúde e comparecer ao ambulatório para marcação. A marcação não é realizada por telefone. Não precisa ser apenas indicação médica. Outros profissionais da saúde também podem indicar. Porém, há a necessidade do encaminhamento que justifique o motivo da procura, já que trabalhamos com questões relacionadas à saúde e não com pacientes saudáveis. O encaminhamento deve ser preferencialmente originado do SUS, mas pode ser também via particular e todo o atendimento é gratuito”, esclarece.

Onde fica?

O ambulatório está localizado no Hospital Cirurgia, na Avenida Desembargador Maynard, 174 – Cirurgia, Aracaju – SE. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone: (79) 2106-7204.

 

Leia também: Ambulatório de Medicina oferece atendimentos em mais de 15 especialidades

Compartilhe: