ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Odontologia da Unit levam Saúde Bucal a Escola Estadual Rodrigues Dórea

Parceria entre a Unit e a Associação Brasileira de Odontologia promove ação de extensão beneficiando 100 crianças

às 13h53
Compartilhe:

No final do período passado, estudantes do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) protagonizaram uma iniciativa transformadora na Escola Estadual Rodrigues Dórea. O projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” é fruto de uma parceria entre a Unit e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Nacional, e teve como objetivo levar orientações e cuidados em saúde bucal para cerca de 100 crianças do Ensino Fundamental.

A coordenadora do curso de Odontologia, Guadalupe Sales Ferreira, destaca que a ação integra as atividades de extensão do curso em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, por meio do programa Saúde na Escola, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao estabelecer vivências nas escolas públicas em colaboração com a Secretaria de Saúde, estamos proporcionando uma prática rotineira em nossas disciplinas de saúde coletiva”, ressalta Guadalupe.

A atividade em questão ocorreu a convite da escola, que solicitou uma oficina de orientações para promover a saúde bucal. A parceria com a ABO permitiu a doação de kits de escovação, culminando em uma ação conjunta envolvendo alunos, professores e gestores da escola, alcançando um grande feito. Além disso a ação foi repercutida em seu perfil do Instagram  gerando grande entusiasmo.

“Essas disciplinas de extensão são cruciais para preparar os alunos para o amplo mercado de trabalho destinado aos cirurgiões-dentistas, principalmente aqueles centrados no SUS, além de contribuir para a promoção de uma saúde bucal de qualidade para todos”, afirma Guadalupe.

Impacto e planos futuros

Para o ano de 2024, Guadalupe revela que novas parcerias já estão sendo planejadas dentro do cronograma das disciplinas que realizam atividades de extensão, reforçando que essa prática já faz parte das ações da universidade há bastante tempo.

“A perspectiva de estabelecer parcerias com associações, como foi o caso da Associação Brasileira de Odontologia e o Conselho de Classe, junto com toda a comunidade odontológica, visa proporcionar aos nossos alunos uma vivência mais próxima desse universo, permitindo-lhes reconhecer o mercado de trabalho. Além disso, buscamos realizar um trabalho social que as universidades precisam desempenhar em colaboração com a comunidade”, infere.  

Ações como essas não geram impacto apenas na comunidade escolar, mas também nos alunos que participam. A estudante do 7º período de Odontologia da Unit, Suzan Rodrigues Araújo, reforça a importância dessa atitude.

“A experiência foi extremamente satisfatória, pois pude contribuir para a educação de crianças que muitas vezes não tinham acesso aos cuidados básicos, como escova de dente e creme dental. Além de fornecer informações, conseguimos presentear cada um deles com um kit de higiene bucal. Sinto-me honrada por fazer parte de um projeto tão belo, que beneficia tantas crianças no ambiente escolar”, relata a estudante.

Na prática, Suzan aprendeu, antes de tudo, a compreender as necessidades individuais de tratamento de cada criança e a ser capaz de transformar suas realidades simplesmente fornecendo informações sobre esse tipo de cuidado pessoal. “É uma abordagem altamente interativa, já que temos contato direto e, antes de qualquer coisa, examinamos cada paciente individualmente, identificamos sua situação e o encaminhamos para o tratamento adequado, além de ensinar a técnica correta de escovação”, completa.

A odontologia vai além do consultório, alcançando comunidades escolares e transformando vidas. O projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil” é um exemplo de como preparar profissionais não apenas tecnicamente qualificados, mas também engajados socialmente. 

Leia também: Crianças e ultraprocessados: uma bomba-relógio para a saúde futura

Compartilhe: