ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes e profissionais da Enfermagem discutem sobre o exercício da profissão

Em um formato de programa de TV, foram discutidos temas como o Projeto de Lei 2564 e a pandemia da Covid-19.

às 19h43
O público interagindo com o professor Lenilson Trindade
O público interagindo com o professor Lenilson Trindade
O professor Lenilson Trindade entrevistando o presidente do Coren, Corado Marques
Os estudantes Débora Firmino e Lucas Siqueira
Compartilhe:

Em formato de programa de TV, estudantes e professores do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) comemoraram o dia do profissional da Enfermagem, celebrado no último dia 12 de maio. Entrevistas com profissionais e atrações musicais fizeram parte da tarde festiva que apresentou assuntos como empreendedorismo na enfermagem, Projeto de Lei 2564, pandemia da Covid-19, entidades de classe e egressos de sucesso.

A coordenadora de área da Unit, Maria Pureza Santa Rosa, prestigiou o evento e afirmou que a atualização do profissional tem que ser constante. “A Enfermagem tem avançado muito em suas especialidades e os profissionais precisam estar cada dia mais preparados para que a sociedade entenda como é fundamental o papel da enfermagem. Os profissionais precisam ter a liderança na gestão e na qualidade do serviço, sem esquecer a assistência e o cuidado”, diz.

Um dos convidados para a tarde festiva foi o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Corado Marques, que falou sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei 2564 que trata do piso salarial. “Essa é uma luta clássica da categoria, pois corremos atrás do piso desde quando foi aprovada a lei do exercício profissional. Trabalhar essa caminhada com os futuros colegas é uma oportunidade de mostrar o que o Conselho está fazendo para a valorização do trabalho árduo que é o do profissional de enfermagem”, afirma.

Segundo o coordenador pedagógico de Enfermagem da Unit, Lenilson Trindade, a pandemia de Covid-19 foi um momento histórico para os enfermeiros que estiveram à frente no combate ao vírus. “Tratamos de temáticas importantes para a formação dos alunos, mostrando, inclusive, como os enfermeiros e enfermeiras foram protagonistas durante a pandemia. Conseguimos mostrar nosso real papel para a sociedade, conseguindo agregar distintas práticas”, ressalta.

Para a aluna do 8º período do curso de Enfermagem, Débora Firmino, o intercâmbio com os profissionais faz com que o estudante olhe para o futuro “Quando temos a oportunidade de ouvir profissionais como os de hoje, nos deixa mais próximos do que é a vivência na enfermagem. É muito importante conseguir unir a teoria e a prática diária da profissão”, comenta.

Saber sobre o Projeto de Lei 2564 e seus desdobramentos foi o tema que mais interessou ao estudante do 9º período, Lucas Siqueira. “Me formo no final de 2022 e tenho muita expectativa para que o novo piso salarial seja efetivado. A aprovação vai influenciar diretamente nas condições de trabalho de todos os profissionais, não somente enfermeiros, como também no dos técnicos e auxiliares e o resultado vai ser a boa assistência ao paciente”, destaca.

 

Leia também:

Técnicos de enfermagem fazem tour no campus Unit

Enfermagem realiza aula inaugural e aproxima calouros da academia

Compartilhe: