ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes realizam atendimento gratuito à população

Ação sobre direito eleitoral e sociedade é realizado por 60 universitários na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju

às 17h35
Compartilhe:
Ação social reúne no centro de Aracaju 60 estudantes de Direito

Ação social reúne, aproximadamente, 60 estudantes de Direito

Quem for à Praça General Valadão, localizada no Centro de Aracaju, nesta sexta-feira, 25 de abril, encontrará um grupo pronto para esclarecer dúvidas sobre ‘Crime contra idosos’, ‘Crimes digitais’, ‘Direito do consumidor’, ‘Vingança privada’, ‘Violência contra a mulher’, ‘Direitos sociais’ e mais seis temas jurídicos. A ação é realizada por 60 estudantes do 3º período de Direito da Universidade Tiradentes com a finalidade de esclarecer dúvidas da população sobre direito eleitoral e sociedade. O atendimento é gratuito e acontece até às 17h no Centro.

O taxista Walfran Santos de Jesus, 43 anos, aproveitou a disponibilidade dos acadêmicos para questionar sobre vingança privada. “Achei muito bom esse atendimento. A justiça com as próprias mãos depende muito de cada um, porque tem pessoas que, na hora da raiva, acaba se vingando. E isso é uma atitude errada e a pessoa pode ser presa”, alerta o taxista após conversar com um dos estudantes da ação.

Sob coordenação da professora Isabelle Brito Menezes, os acadêmicos produziram cartazes, entregaram panfletos, preencheram questionários e explicaram o que é e quais são as consequências de cada crime exposto durante o atendimento. “Com a atividade percebemos a falta de conhecimento das pessoas, principalmente, a que órgão recorrer, falta de conhecimento da legislação, quais são as providências que devem ser tomadas ao acontecer um desses crimes relacionados. Estamos realizando uma assistência jurídica a comunidade, trazendo informações sobre vários temas”, explica Isabelle Menezes.

População esclarece dúvidas sobre diversos assuntos

Alunos esclarecem dúvidas da população no Centro de Aracaju

Com os dados coletados no atendimento, os alunos analisarão as informações, para chegar a conclusões estatísticas dessas entrevistas. “Faremos um levantamento de quantos desses entrevistados de fato tem conhecimento ou não, qual o principal argumento utilizado e faremos uma exposição no dia da mostra de práticas extensionistas prevista para o dia 30 de maio”, informa a docente.

A acadêmica Carolina Lopes sentiu na pele a necessidade da população por informações. “É uma experiência nova e muito interessante. Tem pessoas que conhecem e são contra alguns assuntos, outros desconhecem as consequências de determinadas ações. E nosso papel é justamente esclarecer o que é proibido, o que não é o resultado disso”, afirma.

Carla Fontes e Ana Letícia Santiago também coletaram dados importantes sobre violência contra mulher. “Em nossas abordagens, muitas conheciam a Lei Maria da Penha de forma superficial e esta intervenção é importante para explicarmos quais os direitos que a mulher tem para recorrer caso sofram algum tipo de violência”, esclarece Ana Letícia.

MAIS ATENDIMENTO

Walfran Santos: "Achei muito bom esse atendimento"

Walfran Santos: “Achei muito bom esse atendimento”

Nos dias 27 e 29 de abril, os alunos realizarão novos atendimentos à população. No dia 27, os estudantes estarão na Praia da Atalaia – na Barraca Paraíso do Baixinho – abordando temas sobre ‘A legalização  da maconha’, ‘Direito e deveres no trânsito’, ‘Justiça pelas as próprias mãos’, ‘Lei Maria da Penha’, ‘Redução da Maioridade Penal’ e ‘Trabalho Infantil’. O atendimento será realizado das 8h às 12h. Já no dia 29 de abril, das 11h às 15h, na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), entre os assuntos que estarão em pauta sobre questões relacionados ao Direito do Consumidor, destaque para ‘Compras pela Internet’, ‘Direito das Companhias Aéreas’ e ‘Processo de Troca de Mercadorias’.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: