V E S T I B U L A R UNIT
MENU

“Eu espero que essa edição encha de orgulho os filhos de cada cidade de Sergipe”

“Espero que essa edição encha de orgulho os filhos de cada cidade de Sergipe”, diz o reitor Jouberto Uchôa sobre o livro Sergipe Panorâmico.

às 23h34
Reitor durante solenidade virtual
Reitor durante solenidade virtual
Professora Maria Lúcia Marques durante solenidade virtual
Livro é virtual e gratuito
Compartilhe:

Os professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Maria Lúcia Marques Cruz e Silva lançaram na quarta-feira (28), em live realizada pelo canal do Youtube da Universidade Tiradentes, a 3ª edição do livro Sergipe Panorâmico. A obra, em edição revisada e ampliada, está disponível pela Editora Universitária Tiradentes (EdUnit) no formato e-book e o acesso é gratuito. 

“Eu espero que essa edição encha de orgulho os filhos de cada cidade de Sergipe, porque todas as cidades estão sendo retratadas neste livro. Vocês têm a oportunidade de ver toda a história das cidades do estado. Eu espero não decepcioná-los na aspiração que ficaram pela chegada deste livro e ele está chegando coberto de sucesso. O nosso objetivo é que as pessoas que receberem esse livro vejam a grandeza da sua cidade e do seu estado. E, com isso, nós vamos continuar contribuindo para que o Estado de Sergipe seja mais amado pelos seus filhos”, destacou o professor  Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes. 

As edições anteriores são datadas de 2002 e 2009. A pesquisa para a 3ª edição teve início após a conclusão do livro Educadores de Sergipe à Luz da República. A terceira edição aborda origens dos municípios do estado, informações de culinária e de turismo. Sergipe pode ser o menor estado do Brasil, mas é riquíssimo em cultura, geografia, história, culinária e turismo. 

“Chegar até aqui, em vinte anos de pesquisa histográficas, com a publicação de mais um livro, na Unit, só foi possível graças ao apoio efetivo de pessoas indispensáveis no processo de elaboração de mais um trabalho de cunho pedagógico. Mas, tudo só foi possível graças à presença de anjos da terra e do céu, que, durante décadas, favoreceram que tais projetos fossem realizados sem nenhum empecilho. Foram tantas mãos em sintonia nessa orquestra, sob a batuta do nosso querido professor Uchôa, que é impossível nominá-las”, frisou a professora Lúcia Marques.

Fruto de extensa pesquisa em parceria com professores e alunos da Unit e das redes municipais do estado, a obra conta com abordagens genealógicas dos municípios a partir das Vilas Reais. A 3ª edição, organizada pela Editora Universitária Tiradentes – EdUnit,  possui 720 páginas, com prefácio assinado pelo conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pinna de Assis. 

“É importante para o setor educacional de Sergipe porque é um retrato fiel e atualizado do estado. Neste ano, que ainda sofremos com a pandemia, está sendo compensado com esse trabalho meritório de autores muito qualificados da nossa cultura de Sergipe, professor e reitor Uchôa, e a professora Maria Lúcia. Este retrato de Sergipe equivale ao que foi feito nos 100 anos da comemoração da Independência Sergipana, em 1920. Em 2020, completamos 200 anos de Independência e essa obra é a mais representativa da nossa história. Parabéns pelo importante documento“, ressaltou o conselheiro Carlos Pinna. 

Lançamento do Livro Sergipe Panorâmico

A solenidade ocorreu de forma virtual. Além da participação do conselheiro Carlos Pinna, a cerimônia contou com depoimentos de grandes pesquisadores e autores do cenário sergipano como do presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento; do presidente da Academia Sergipana de Educação, Jorge Carvalho do Nascimento; da presidente da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, Adélia Moreira Pessoa e da presidente da Academia Sergipana de Ciência de Administração, Katia Lélis. 

 A 3ª edição do livro Sergipe Panorâmico no formato e-book tem acesso gratuito e está disponível no portal da Editora Universitária Tiradentes (EdUnit) no formato e-book e o acesso é gratuito.

 

Leia mais:

Joel Silveira ganha espaço na Biblioteca da Unit e tem história perpetuada

 

Compartilhe: