No início de agosto, um grupo seleto de estudantes do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) embarcou em uma jornada única rumo a Boston, nos Estados Unidos. Durante quatro semanas, esses futuros médicos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o sistema de saúde norte-americano, em uma experiência adaptada à realidade local.
Para o estudante do décimo período de Medicina da Unit, Gabriel Moraes Valois, a experiência foi verdadeiramente transformadora. “Estive em Boston no início de agosto. Cheguei lá no dia 5 de agosto e retornei no dia 5 de setembro. Portanto, fiquei lá por quatro semanas, ou seja, um mês. Durante esse período, participei de parte do meu internato nas clínicas e hospitais do CTA, que é o Cambridge Health Alliance”, relata Gabriel.
A oportunidade proporcionou um aprendizado intenso e a expansão da rede de contatos profissionais. Além disso, Gabriel obteve um conhecimento mais profundo sobre o sistema de saúde norte-americano, o que foi uma experiência enriquecedora para sua formação médica.
“A abordagem foi adaptada à realidade local, permitindo um acompanhamento mais próximo dos médicos nas especialidades escolhidas. Quanto às áreas, todos nós passamos pela atenção primária, mas no meu caso, tive a oportunidade de vivenciar as especialidades de hematologia e urologia, que são as áreas que escolhi para seguir”, acrescenta o estudante.
A experiência além da sala de aula
Para Gabriel, a medicina vai além de uma profissão: é uma vocação. “Sinto que nasci para fazer isso, para ajudar as pessoas, buscar a cura e promover saúde e qualidade de vida para todos”, afirma ele sobre sua escolha de carreira.
Participar desse programa durante a graduação foi uma escolha estratégica para Gabriel. Além de enriquecer seu currículo, ele acredita que todos os estudantes deveriam ter essa oportunidade.
”Essa experiência vai além do aspecto acadêmico, é uma experiência enriquecedora em termos culturais e sociais. É mais do que uma experiência acadêmica, é uma experiência de vida. Acredito que seja fundamental que todos tenham a oportunidade de ter uma experiência internacional como essa”, ressalta.
A experiência internacional não apenas enriquece o currículo, mas também proporciona um contato direto com pacientes em hospitais renomados e altamente tecnológicos, entre os melhores do mundo. Gabriel destaca o papel fundamental da Unit nesse treinamento, que facilitou a parceria com hospitais no exterior.
Além disso, o sistema de ensino PBL (Problem-Based Learning) contribuiu significativamente, permitindo que o estudante tenha um papel ativo no próprio aprendizado. Gabriel destaca o valor dessa abordagem, que incentiva o aprofundamento e o interesse do estudante na área médica.
Agora de volta ao Brasil, Gabriel traz consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também a realização de um sonho. A experiência internacional fortaleceu sua convicção de que a medicina é sua verdadeira vocação e reforçou o compromisso de buscar a excelência na profissão.
Leia também: Aluna fala da experiência com a Neurologia Clínica em internato no HAOC