A mobilidade acadêmica é uma ótima oportunidade para estudantes que buscam expandir seus horizontes, tanto acadêmicos quanto pessoais. Para a estudante de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), Manuela Marques Mendes, essa experiência se concretizou em uma vivência no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. O intercâmbio, realizado entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, representou um marco importante em sua trajetória acadêmica e profissional, se destacando como um diferencial no competitivo mercado de trabalho.
Manuela compartilhou que sempre esteve atenta às oportunidades oferecidas pela Unit, com um sonho em mente: viver a experiência de um intercâmbio. “Durante a graduação em Farmácia, tentei ao máximo agarrar as oportunidades presentes e ofertadas na instituição. Em uma aula de uma professora que é uma das minhas referências, fiquei sabendo que as inscrições do programa da instituição estavam abertas e decidi analisar, ir pesquisando sobre as possibilidades e instituições parceiras, e o Instituto Politécnico de Bragança me despertou”, relatou.
A escolha pelo Instituto Politécnico de Bragança não foi aleatória. Manuela explicou que sua decisão foi baseada em uma pesquisa criteriosa, que revelou o reconhecimento da instituição e sua receptividade a jovens de todo o mundo. “Foi uma experiência ímpar, que me proporcionou vivenciar a didática da instituição, participar de eventos e viver também o networking. Conhecer um pouco mais do curso no país foi extremamente enriquecedor”, destacou.
Diferenças entre instituições o papel da Unit
A experiência internacional trouxe à tona algumas diferenças entre os sistemas educacionais de Portugal e do Brasil. Manuela mencionou que a forma de avaliação foi uma das principais diferenças observadas. “Dependendo da disciplina e dos professores, é realizada uma única avaliação no final do semestre. No entanto, em termos de didática de ensino, não houve grandes contrastes em relação ao que estava acostumada no Brasil”, explicou.
A Unit desempenhou um papel importante na preparação de Manuela para essa jornada internacional. Desde o início de sua graduação, a universidade ofereceu palestras e workshops focados na preparação de currículo, inovações e como construir um destaque no mercado. “Acredito que isso é uma das peças que a Unit nos capacita; o aluno consegue ter confiança no que o espera”, afirmou.
Durante o intercâmbio, Manuela esteve matriculada em quatro disciplinas: Organização e Gestão em Farmácia, Marketing em Farmácia, Farmacoterapia, e Dermofarmácia e Cosmética. Além disso, ela teve a oportunidade de realizar um estágio curricular, que permitiu vivenciar na prática o dia a dia de um farmacêutico. “Tive grandes referências pela oportunidade de realizar um estágio curricular durante o intercâmbio e conhecer um pouco da farmácia na prática”, refletiu.
O impacto da experiência internacional na vida de Manuela vai além do acadêmico. Ela destacou o amadurecimento pessoal como um dos maiores aprendizados. “O crescimento pessoal foi bastante, adquiri bastante amadurecimento e acredito que isso acrescenta para o meu profissional. Espero trilhar novos caminhos em minha carreira profissional, colaborando com minha trajetória e sendo um incentivo para outros estudantes”, disse.
A mobilidade acadêmica não só proporcionou à futura farmacêutica novas perspectivas profissionais, mas também ampliou sua visão de crescimento. “Espero ter novas perspectivas e oportunidades que possam surgir na área da farmácia, com a prática e o crescimento profissional e pessoal”, concluiu.
Leia também: Aluna de Medicina diz como o internato nos EUA lhe deu novas visões da saúde e da vida