O Programa de Assistência Integral à Melhor Idade realizou exposição artesanal da oficina “Saber e Fazer” no minishopping da Universidade Tiradentes, Campus Farolândia. Os itens produzidos pelas idosas estavam expostos para visitação e venda.
A coordenadora do PAIMI, professora Zulnara Mota, acredita que o aproveitamento das habilidades das atendidas ajuda na socialização entre elas. “Afinal, quem sabe ensina a quem não sabe. Assim elas se relacionam melhor, conversam e se divertem durantes as oficinas, e se tornam agentes multiplicadoras”, conta.
Maria do Carmo tem 70 anos e se alegra ao falar sobre suas experiências no projeto. “O PAIMI me levantou! Quando me trouxeram para cá eu não tinha com quem conversar. Hoje eu danço, brinco e gosto de abraçar todos. O mundo pode estar caindo, quando chego aqui, me sinto outra pessoa”, diz. “Ter a oportunidade de estar aqui é uma benção de Deus. Foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu fui recebida de braços abertos e todos me deram muita força”, conclui a senhora Maria do Carmo.
PAIMI
Atualmente, 60 idosas estão sendo atendidas pelo programa de extensão comunitária da Unit e alunos de todos os cursos podem colaborar para melhorar a qualidade de vida das atendidas. Atividades como palestras acerca de temas sociais, exibição de filmes e documentários, excursões, visitas culturais, gincanas e festas, atividades de animação e recreação, caminhadas, vacinação, trabalhos em crochê, bordados, pinturas, artesanatos, alimentação alternativa, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo e coral são algumas das atividades que são desenvolvidas no programa.
O PAIMI foi implantado, em 1997, pela Universidade Tiradentes (Unit), com o objetivo de atender idosos da comunidade carente do bairro Farolândia e adjacências. O objetivo principal é proporcionar ocupações e auxilia-los para que possam assumir importantes papeis na sociedade.