ESTUDE NA UNIT
MENU

Extensão fortalece aprendizado de estudantes do Grupo Tiradentes

Os alunos das instituições de ensino podem participar de processo seletivo para os diversos projetos de extensão das unidades, aliando prática e teoria

às 23h22
Compartilhe:

Ao iniciar um curso de graduação, o aluno ainda não tem noção das possibilidades que pode ter para aprimorar o aprendizado. Uma delas é colocar em prática o que aprendeu em sala de aula por meio dos projetos de extensão, que se colocam como um importante papel social e uma ponte entre a instituição, as comunidades e a sociedade em geral. 

Nas unidades do Grupo Tiradentes, a extensão universitária é um processo acadêmico indispensável, promovendo a articulação entre Ensino e Pesquisa, e formando com eles o tripé para que o conhecimento científico seja acessível à sociedade. A extensão universitária é gerida pelas Coordenações de Extensão de cada unidade, que também possui Grupos Gestores de Extensão (GGEs), formados por professores indicados pelos cursos. As coordenações propõem projetos, ações, eventos, cursos e prestação de serviços, além de firmar parcerias com empresas e órgãos. 

Segundo o coordenador de extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), Vitor Carnaúba, a participação dos estudantes em projetos é importante desde o início da graduação. “Essas vivências como a prestação de serviços para comunidades carentes, por exemplo, permite que os alunos coloquem em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Além de estimular a formação cidadã, o senso de criatividade, ter contato com as pessoas da comunidade. São vários os benefícios”, destaca. 

Além dos cursos de graduação, os programas de pós-graduação Lato e Stricto-Sensu possuem projetos e atividades de extensão universitária. “A universidade deixa então de ser um lugar inalcançável e passa a ser um lugar acessível, inspirando outras pessoas a também fazerem uma graduação ou pós-graduação”, diz o coordenador. 

O processo de operacionalização da extensão na Unit ocorre por meio de edital anual e o aluno pode participar como bolsista e voluntário. “A concessão de bolsas se dá por meio de processo seletivo. Tanto o discente bolsista, quanto o voluntário, devem apresentar relatório das atividades e ter um professor orientador”, explica Carnaúba, acrescentando que os estudantes também podem ser convocados como voluntários para participarem de projetos e atividades diversas, ou mesmo apresentarem um projeto, desde que tenham um professor como orientador. “Possibilita aos envolvidos um aprendizado mais rico para todas as partes envolvidas. “, conclui.

Semex

As instituições que formam o Grupo Tiradentes realizam, anualmente, a Semana de Extensão (Semex), que promove palestras, exposições e minicursos. A iniciativa é uma forma de prestar contas à sociedade sobre tudo o que a instituição desenvolve, por meio de projetos idealizados pelos acadêmicos e executados de forma prática em comunidades, associações e até mesmo grupos sociais. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: