Jaboatão foi o único município pernambucano entre os 37 contemplados com o edital. Ao todo, 2,3 mil vagas para Medicina foram criadas em todo o país. Nessa quinta-feira, 31 de agosto, o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima, a gerente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Vivian Alves, e o superintendente do Instituto Alcides D’Andrade Lima – IAAL –, que administra os hospitais Memorial Guararapes e Memorial Jaboatão, Mário Homsi, visitaram as instalações da Universidade Tiradentes, em Aracaju. Eles foram conhecer mais de perto a estrutura e as metodologias adotadas pelo grupo educacional.
“Jaboatão ganhará muito com a chegada da faculdade, principalmente pela filosofia de trabalho do Grupo Tiradentes, do envolvimento com a comunidade e da integração que faremos com os serviços públicos de saúde. Hoje temos uma dificuldade grande em manter médicos no município, mesmo sendo o segundo maior do Estado e vizinho a Recife. Uma faculdade com a metodologia que permite ao aluno conhecer desde cedo o Sistema Único de Saúde contribuirá para que tenhamos mais profissionais e fortalecerá nossa rede”, avalia o secretário Alberto Lima.
“Estamos impressionados com a estrutura da Universidade Tiradentes. A visita nos motivou muito, compreendemos a dimensão do projeto e, ao mesmo tempo, colocamos as nossas estruturas hospitalares à disposição dessa faculdade que tem tudo para melhorar a vida das pessoas de Jaboatão por meio do acesso a uma educação de qualidade”, ressalta Mário Homsi.
Para o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, a visita dos gestores pernambucanos demonstra compromisso com a qualidade da saúde em Jaboatão. “O Grupo Tiradentes construiu uma história de 55 anos pautada na preocupação com o desenvolvimento do Nordeste. Este é o nosso foco, auxiliar as pessoas a construírem novas perspectivas de vida e, desta forma, contribuir com crescimento da região. Parcerias com o poder público e iniciativa privada são fundamentais neste processo e a visita que recebemos comprova que tanto a Secretaria de Saúde de Jaboatão, quanto o Instituto Alcides D’Andrade Lima estão alinhados ao nosso propósito”, comenta.
A visita
Os gestores da Secretaria de Saúde de Jaboatão e do IAAL percorreram espaços de aprendizagem como o Centro de Treinamento Cirúrgico e os laboratórios de Habilidades Médicas, Anatomia e Morfofuncional. Também conheceram o DeCós Day Hospital, unidade hospitalar onde estudantes fazem estágio em mais de 30 especialidades médicas, em ambientes como salas ambulatorais, centros Cirúrgico e de Simulação Realística.
Alberto Lima, Vivian Alves e Mário Homsi ainda receberam informações sobre como a universidade utiliza a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), modelo pedagógico desenvolvido no Canadá e aplicado nas maiores universidades do mundo.
“Trazemos para Jaboatão a nossa experiência de sucesso comprovado na formação de médicos em Sergipe e Alagoas. Unimos uma metodologia que coloca o estudante em contato com a realidade profissional desde o primeiro ano do curso a o que há de mais moderno em tecnologia. O município é parceiro e os nossos alunos atuarão na rede pública”, afirma o diretor de Saúde do Grupo Tiradentes, professor Hesmoney Santa Rosa.
“Essa faculdade representa um passo de expansão do Grupo Tiradentes. Iniciamos especialmente com o curso de Medicina, que é de elevada demanda e importância para a região de Jaboatão, mas a nossa proposta é ofertar outros cursos na área de saúde”, acrescenta o superintendente acadêmico, professor Temisson José dos Santos.