ESTUDE NA UNIT
MENU



Gerente da AWS interage com alunos de TI da Unit sobre as tendências do mercado

Representante de uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo falou aos alunos sobre a sua experiência e outros temas relacionados ao mercado de trabalho na área

às 19h12
Compartilhe:

A proximidade entre estudantes e profissionais que atuam no mercado foi a tônica da palestra ministrada na noite desta quarta-feira, 27, por Alyson Torreiro Barros, gerente de contas corporativas para a área de Educação na Amazon Web Services (AWS). Ele falou para aproximadamente 400 alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação da Universidade Tiradentes (Unit), que o acompanharam nos auditórios Padre Melo e Padre Arnóbio, no campus Farolândia. 

A palestra, com o tema “Tendências em TI, Inovação e Carreira”, abordou temas relacionados ao mercado de trabalho na área de tecnologia no Brasil e no mundo, com base nas experiências profissionais do próprio Alyson e da AWS, uma das principais plataformas de computação em nuvem do mundo, que pertence à multinacional norte-americana Amazon e é uma das parceiras da Unit que atuam em projetos na área. O encontro foi um desdobramento da visita de cortesia que foi feita à Unit no mesmo dia pelo CEO da AWS Brasil para o setor público, Paulo Cunha. 

“Sempre quando vem alguém dessas empresas, a gente tem o cuidado de trazer também para nossos alunos a presença desses executivos. Eles sempre trazem um pouco de novidade do que as grandes empresas de tecnologia estão fazendo no mercado, de como eles podem ajudar nossos alunos, de como essa parceria pode alavancar a carreira deles. O objetivo é trazer as tendências do futuro, falar um pouco de carreira e da própria AWS para nossos alunos”, explica o diretor de TI da Unit, professor Fábio Batista Santos. 

Durante a palestra, os alunos fizeram diversas perguntas a Alyson sobre a empresa, os trabalhos executados e as oportunidades que o setor reserva para o futuro, no que diz respeito a oportunidades de trabalho e carreira. O gerente também propôs desafios para que os estudantes resolvessem de imediato, de modo a provocar reflexão e despertar de habilidades a serem desenvolvidas. 

Uma delas, Vitória Maria Evangelista Ribeiro, do primeiro período de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), diz que não conhecia a AWS até então, mas já tinha grande expectativa sobre o que seria abordado na palestra do representante. “Uma coisa que eu vejo muito aqui na Unit é essa integração que a gente tem com pessoas de fora, renomadas. É uma coisa que dá mais motivação pra gente continuar o curso e seguir em frente”, diz ela, acrescentando que isso ocorre num momento em que se discute uma maior atração de mulheres e meninas para a área de TI. “Analisando aqui, vejo que eu sou uma das poucas da turma. A gente já fica meio assim, um pouco pensativa, mas quando a gente percebe esses eventos assim, dá uma vontade a mais de continuar. 

Já o aluno Luiz Henrique Silva Fontes, do quarto período de Ciência da Computação, já se considerava um admirador da empresa americana. “A AWS, para mim, é algo no qual eu pretendo trabalhar um dia. Sinto que isso realmente parece ser algo bem interessante, bastante lucrativo, e que pode ajudar bastante na minha carreira”, diz ele, que gosta muito da programação em Python, um tipo de linguagem usada na criação e administração de bancos de dados informáticos. “Pretendo atuar um dia em áreas como análise de dados, automação e inteligência artificial. Acho talvez que a AWS pode ser um dos caminhos para isso. Eu sinto que um dia eu posso acabar conseguindo oportunidade através da Unite e trabalhar na Amazon. Quem sabe um dia, né?”, provoca. 

A Unit e a AWS são parceiras há mais de quatro anos, quando a universidade e as instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes fizeram a mudança de todos os sistemas de dados para o armazenamento em nuvem nas plataformas da AWS. 

“Essa é uma das maiores empresas do mundo de tecnologia. Com isso, eles vão ter conhecimento efetivo do que está acontecendo no mercado de trabalho e podem se preparar melhor. Já dentro da nossa universidade, eles têm uma preparação diferenciada e quando for para o mercado de trabalho, será muito mais fácil eles conseguirem alocação, um emprego dentro dessas grandes empresas. A gente tem outros alunos que já trabalham nelas e nosso objetivo sempre é deixar nosso aluno sair daqui preparado para o mercado de trabalho”, completa Fábio.

Leia mais:
Profissionais da Amazon dividem experiência com os cursos de TI da Unit
Parceria entre Unit e Porto Digital impulsiona a carreira de estudantes no mercado de tecnologia

Compartilhe: