ESTUDE NA UNIT
MENU

Gestão pública em foco 

Live da Unit debate os princípios da Gestão Pública com o presidente do Conselho de Contabilidade, Vanderson Melo. 

às 23h35
Compartilhe:

Com o objetivo de discutir os princípios da Gestão Pública, o curso superior de Gestão Pública de Educação a Distância – EaD – da Universidade Tiradentes realizou um encontro virtual que teve como convidado o presidente do Conselho de Contabilidade, Vanderson Melo. A live, que aconteceu no YouTube da Unit, contou com a mediação do Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento.

“Sei o quanto é desafiante para o gestor público conceber para que seja possível atender as demandas e necessidades da comunidade de uma forma geral e, ao mesmo tempo, obedecer aos princípios, principalmente aqueles que estão estabelecidos no artigo 37 da nossa Carta Magna, onde define basicamente os princípios da gestão pública”, comenta o professor Saumíneo.

Com vasta experiência, Vanderson abordou a importância e o papel da gestão pública durante o encontro virtual. “A gestão pública é o conjunto de funções que visam a boa gestão da chamada coisa pública e que tem o objetivo de alcançar os interesses da sociedade, uma sociedade tão desigual como é a nossa. A partir do momento que percebemos desigualdades e injustiças sociais fica evidente o quão  relevante é o papel  que a administração pública deve empenhar”, declara o contador. Atualmente, o especialista em Auditoria e Perícia Contábil é analista de controle interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

“Os princípios são a base da ciência. Quanto à administração pública destacam-se os princípios, sejam eles  constitucionais ou doutrinários previstos nas normas infraconstitucionais, assim como os princípios do direito administrativo, do direito financeiro e também os princípios contábeis  aplicados exclusivamente ao setor público”, acrescenta.

O especialista também explicou quanto aos princípios constitucionais previstos no artigo 37. “Estes são os mais explícitos, o chamado LIMPE. A famosa sigla diz respeito à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Costuma-se dizer que esses cinco princípios são a base de qualquer gestão pública, seja ela federal, estadual, distrital ou municipal”, frisa.

“A gestão pública que tem como norte seguir esses cinco princípios. A tendência é ter uma gestão que atenda aos requisitos que a nossa legislação impõe”, complementa.

Curso de Gestão Pública EaD 

O curso superior de Gestão Pública da Unit é uma graduação completa que foi desenvolvida para preparar os estudantes para ingressarem na carreira pública em suas mais diversas vertentes.

Ao longo da formação, os acadêmicos são levados a entender as demandas do setor público e da sociedade, além de desenvolver processos de gestão nessa esfera, que tem suas peculiaridades quando comparada ao trabalho desenvolvido no setor privado.

“´É um curso que tem uma abrangência e busca, principalmente, preparar o nosso aluno para entrar efetivamente na esfera pública e entender os preâmbulos que tange toda área pública”, enfatiza o professor Cláudio Praxedes, coordenador operacional do curso.

“A nossa instituição oferece uma sistemática muito sólida, uma estrutura curricular excelente, trabalhamos com sistema de última geração e todo o suporte para que o acadêmico possa tirar a suas dúvidas, aprofundar seus conhecimentos e um contato direto com a coordenação e também com os professores”, finaliza o coordenador.

 

Leia também:

O papel do profissional de contabilidade na prestação de contas eleitorais

Compartilhe: