ESTUDE NA UNIT
MENU

Gestores do Cenpes/Petobras visitam Nuesc

Laboratório foi erguido em 2008 com auxílio de recursos da Petrobras. Um novo contrato de parceria será assinado ainda este mês

às 21h02
Compartilhe:
Claudio Dariva apresenta estrutura do Nuesc

Claudio Dariva apresenta estrutura do Nuesc

O gerente de Tecnologia de Avaliação de Petróleo do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Melo – Cenpes/Petrobras –, Fernando Baratelli Júnior, e a engenheira química Sofia Filipakis visitaram nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais – Nuesc –, laboratório que tem como parceiro/financiador a empresa de energia e é resultado da colaboração entre a Universidade Tiradentes e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa.

A visita precede a assinatura de mais um Convênio entre o Cenpes, Unit e ITP, para o desenvolvimento de pesquisas na área de petróleo. O acordo entre Petrobras e Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais do ITP/Unit deve ser assinado ainda este mês. Com o apoio de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da Universidade Tiradentes, pesquisadores do Nuesc analisarão o processo de precipitação de asfaltenos em sistemas pressurizados. A solidificação dessas partículas pode causar o entupimento de oleodutos, entre outros problemas.

“Nós estamos visitando nossa área operacional em Sergipe/Alagoas e a aproveitando a oportunidade para conversar com a Unit, que é uma parceira de desenvolvimento tecnológico com o Cenpes. Estamos prestes a assinar um termo de cooperação e quisemos estreitar o relacionamento”, afirma Fernando Baratelli.

PARCERIA HISTÓRICA

O Nuesc foi erguido em 2008 com auxílio de recursos da Petrobras. Situado no Campus Aracaju Farolândia, o laboratório tem 540 metros quadrados e é destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias envolvendo sistemas coloidais, sistemas pressurizados e micro-ondas aplicadas na área de petróleo, biocombustíveis e produtos naturais. O Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais do ITP/Unit apresenta longa história de parceria com o Cenpes/Petrobras, contando com 6 projetos já encerrados e 3 projetos em andamento que são realizados em cooperação.

Gestores do Cenpes e pesquisadores do Nuesc

Gestores do Cenpes e pesquisadores do Nuesc

“Esta nova colaboração que está prestes a iniciar entre o NUESC/ITP/Unit e a Petrobras vem, inicialmente, consolidar esta frutífera parceria, uma vez que permite a continuidade das atividades de pesquisa do laboratório na área, propiciando um ambiente profícuo para a formação de recursos humanos qualificados dentro da Unit. Ressalta-se também que este novo termo de colaboração que está sendo assinado atesta também a excelência das atividades de pesquisa que são realizadas no ITP/Unit, uma vez que o Cenpes/Petrobras vem continuamente contando com as pesquisas aqui realizadas para o incremento do conhecimento na área de petróleo e gás”, comenta o professor Cláudio Dariva, gestor do Nuesc.

Compartilhe: