ESTUDE NA UNIT
MENU

Gigantes de aço: desafio de robôs em solo sergipano

De 22 a 24 de agosto, Aracaju sediará duelo de robôs, palestras, minicursos e discussão de políticas públicas relacionadas à tecnologia da informação

às 20h29
ERBASE trará palestras, minicursos e desafios como sumô de robôs
ERBASE trará palestras, minicursos e desafios como sumô de robôs
Compartilhe:

Se nas telas de cinema filmes futurísticos mostram realidades surreais em que tecnologias e robôs coexistem com seres humanos, na Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE), jovens estudantes e profissionais debatem os caminhos para tornar esse futuro real, pensando sempre nos impactos da presença da computação em diversos artefatos de negócios.

Direcionado a estudantes universitários e do ensino médio dos três estados, o evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, com o tema “Computação, suas facetas e correlações”. A 18ª edição da ERBASE será sediada no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), e a longa programação conta com palestras, minicursos e competições para fomentar a discussão sobre políticas públicas, institucionais e educacionais relacionadas à aplicação da tecnologia da informação na sociedade.

Com minicursos e palestras ministradas por professores especialistas em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Automação, Robótica e Engenharia Eletrônica, a cada edição o evento conta com a participação de mais profissionais e estudantes amantes da área.

A organização do evento é da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e Instituto Federal de Sergipe.

Competições – ROBÔBASE

Durante o evento, o ponto alto será a primeira edição da ROBÔBASE, competição de robótica que coloca em prova as máquinas desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas de região. O combate consiste no duelo físico entre dois robôs, colocados em um dohyō-ring utilizado para lutas de sumô.

Com fins didáticos, as lutas são realizadas de maneira a instigar a criatividade, promover o trabalho em equipe e busca de soluções de hardware e software para superar seus adversários nas categorias sumô de robôs (3Kg) e minissumô 500g; robô seguidor de linha (followline) e resgate.

ProgBASE

Ao longo do encontro, acontecerá também a Maratona de Programação da EMBRASE, a ProgBASE, competição em que os alunos recebem diversos desafios que devem ser resolvidos, como desenvolver softwares, em apenas cinco horas. Sem acesso à internet durante a disputa, os trabalhos serão submetidos à análise de juízes, que por meio de testes validarão a competição.

Além da ROBÔBASE e da ProgBASE, durante o evento promovido em parceria entre Unit, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Federal de Sergipe, os autores dos três melhores artigos de cada workshop serão convidados a publicarem uma versão estendida na “Revista de Sistemas e Computação”.

Inscrições ERBASE

As inscrições para o evento e para as competições podem ser feitas clicando aqui.

Compartilhe: