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Ginástica escolar ajuda crianças com dificuldades motoras a desenvolver habilidades

A prática de ginástica nas escolas oferece estímulo físico e emocional para crianças com dificuldades motoras, promovendo desenvolvimento integral

às 18h11
Foto: AdobeStock/ By: Drazen
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A ginástica escolar, uma prática recomendada pela Base Nacional Comum Curricular, tem se mostrado uma importante ferramenta para apoiar o desenvolvimento motor de crianças, especialmente aquelas que apresentam dificuldades nessa área. Através de atividades físicas planejadas e adaptadas, essas crianças conseguem aprimorar habilidades fundamentais como equilíbrio, coordenação e mobilidade, enquanto ganham em autoestima e autoconfiança. Mais do que fortalecer o corpo, a ginástica auxilia na construção de aspectos emocionais e sociais das crianças, impactando positivamente outras áreas de suas vidas.

De acordo com a professora de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Lisane Dantas, a ginástica escolar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e vai além dos benefícios motores, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e sociais. “A ginástica é um conteúdo extremamente importante não só para o desenvolvimento motor de todas as crianças, mas também para os aspectos cognitivos, afetivos/emocionais e sociais. A prática não apenas promove o crescimento físico adequado, mas também estimula o trabalho em equipe, a perseverança e o enfrentamento de desafios, elementos que contribuem para a formação do caráter e bem-estar emocional das crianças”, comenta a professora. 

Abordagens de ensino

Para maximizar os benefícios, a prática de ginástica escolar com crianças que têm dificuldades motoras requer um planejamento cuidadoso. Lisane destaca a abordagem desenvolvimentista, proposta pelo professor Go Tani, que foca no desenvolvimento das habilidades motoras básicas — como correr, saltar e manipular objetos. Essa metodologia considera que todas as crianças possuem um potencial motor que deve ser explorado e respeitado em cada fase da vida.

“Consideramos a ginástica de base como excelente atividade, pois tem como objetivo trabalhar as habilidades motoras básicas, que são as locomotoras, estabilizadoras e manipulativas. Um exemplo prático é o uso de circuitos de exercícios com estações, onde cada etapa é projetada para fortalecer habilidades específicas que precisam de atenção, permitindo o desenvolvimento gradual da coordenação e do equilíbrio”, explica Lisane. 

Outro ponto essencial para o sucesso da ginástica escolar é a adaptação das atividades de acordo com as necessidades de cada criança. Lisane enfatiza que o professor deve realizar adaptações, permitindo que cada criança participe plenamente das atividades e, à medida que elas evoluem, ajustar o nível de dificuldade para desafiar as habilidades recém-adquiridas. “Essa adaptação progressiva é fundamental para que a criança atinja o nível de desenvolvimento motor adequado à sua faixa etária, mantendo-se motivada e segura durante a prática”, infere.

Impacto, autoconfiança e ferramenta inclusiva

Além dos benefícios físicos, a melhoria do desenvolvimento motor impacta diretamente outras áreas da vida da criança, como aprendizado e socialização. Lisane esclarece que as habilidades motoras, presentes em atividades do dia a dia, como andar, correr, saltar e escrever, influenciam diretamente a capacidade de aprendizado. “Quando apresenta alguma limitação, a depender do tipo, poderá afetar outras áreas, principalmente o aprendizado, as questões emocionais e a socialização”, observa a professora. Ela reforça que a compreensão sobre a relação entre o desenvolvimento motor e a aprendizagem é crucial para pais e educadores, pois dificuldades motoras podem afetar o aprendizado de habilidades fundamentais como leitura e escrita.

Estudos comprovam que a prática de atividades físicas, incluindo a ginástica escolar, contribui significativamente para o aumento da autoconfiança e autoestima. Para crianças com dificuldades motoras, os ganhos nessas áreas são ainda mais evidentes. Ao melhorar suas capacidades motoras, as crianças experimentam um aumento na autoestima, que impacta positivamente o processo de aprendizagem e as interações sociais. “Participar de atividades de práticas corporais em ginástica no cotidiano da escola ou fora dela influencia positivamente no processo de aprendizagem”, destaca.

Através de atividades planejadas, adaptadas e acessíveis, a ginástica escolar se torna uma prática inclusiva que oferece às crianças com dificuldades motoras a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais de forma divertida e motivadora. “A abordagem cuidadosa e individualizada garante que todos os alunos possam participar, progredir e se beneficiar dessa prática, alcançando um desenvolvimento mais completo e integrado”, reforça a professora.

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