ESTUDE NA UNIT
MENU

GincaJunit 2024 une integração e cultura no campus da Unit em Estância (SE)

O evento contribuiu para fortalecer os laços entre os alunos, promover a cultura local e arrecadar alimentos para os necessitados

às 20h44
Compartilhe:

O campus da Universidade Tiradentes (Unit) em Estância (SE), realizou a 12ª edição da GincaJunit, a Gincana Junina Universitária, um evento que une tradição, competição e solidariedade, promovendo a integração de toda a comunidade acadêmica. O evento, que já se tornou uma tradição no campus todo mês de junho, contou com a participação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Direito, reunindo entre 400 a 500 alunos.

A competição, segundo a diretora do campus, Adriana Rocha, incluiu diversas tarefas, como a melhor barraca ornamentada, com comidas típicas e temas dos cursos representados, grito de guerra, rainha do curso e dança do casal. “Também tivemos o quiz cultural, com perguntas relacionadas à cultura local, e a tarefa solidária, na qual arrecadamos mais de 6 mil quilos de alimentos não perecíveis”, elenca Adriana.

O evento mobiliza todo o campus, desde a preparação das barracas temáticas até as competições culturais. Adriana ressaltou a importância do envolvimento da comunidade. “Nós temos um corpo de jurados composto por pessoas da comunidade. Este ano, convidamos a secretária de Cultura do município de Estância, o diretor de arte e cultura do município, dois professores e uma poetisa e agente cultural do município”, ressalta.

Cultura local em foco

O curso de Direito foi pioneiro na Gincana Universitária do campus Estância, e depois outros cursos integraram esse evento lúdico e festivo, como a Enfermagem, a Medicina e os cursos de Educação a Distância (EAD). Segundo a coordenadora do curso de Direito, Kátia Ferreira, para os acadêmicos do curso é um momento de envolvimento cultural, mas, também de desenvolvimento de valores integrativos como a solidariedade e o espírito coletivo. “A GincaJunit reforça o espírito de equipe, ao mesmo tempo em que se exercita a competitividade”, destaca Kátia.

A barraca do Direito é organizada e decorada com elementos que revelem aspectos jurídicos, mas também promove a preservação da cultura com as comidas típicas e a ornamentação de cada espaço. “A belíssima apresentação da rainha, e a dança do casal, incorporam tradições e elementos culturais dos festejos juninos. A apresentação do ‘barco de fogo’, uma tradição dos festejos juninos de Estância abrilhanta essa festa que é linda demais, e enriquece a experiência dos participantes, incentivando-os a aprenderem mais sobre essa cultura”, reforçou Kátia.

Engajamento dos alunos

Para os alunos, a GincajUnit é um momento muito esperado. “É um evento aguardado por todos os acadêmicos, durante o qual todo o corpo universitário se diverte muito e participa”, afirma Raquel Almeida Brito, estudante do 5º período de Direito. “A dinâmica entre a realização de atividades e o desafio de elaborar um tema, que vamos abordar para expor sua história e desenvolver todo o roteiro relacionado, tem o objetivo de impressionar os jurados e todos os participantes presentes prestigiando o evento”, completa a estudante.

Com o intuito de contribuir para os gastos realizados em prol da GincajUnit, Raquel organizou uma rifa, compartilhando-a com os demais acadêmicos para arrecadação financeira. A iniciativa foi um sucesso, com grande parte dos alunos colaborando, e conseguimos arrecadar o valor desejado. 

“De forma empática, participei colaborando efetivamente, buscando formas de despertar a união e o interesse dos novos acadêmicos em ingressarem de forma participativa, com o intuito de fomentar o sentimento de competitividade e promover um grande engajamento. Ao final, o evento foi um sucesso. É um evento aguardado por todos os acadêmicos, durante o qual todo o corpo universitário se diverte muito e participa”, destaca a estudante.

O importante é participar 

Este ano, o curso de Medicina sagrou-se bicampeão da competição, resultando em um impacto positivo para os alunos, visto que o curso de Medicina é novo no campus. “Gostaríamos de parabenizar à equipe de organização, liderada por Rivanda e composta pelos talentosos alunos Isley, Nara, Pahelma e Lorrany. Através de sua dedicação, criatividade e persistência, eles engajam toda a faculdade e transformam o evento em um sucesso”, pontua o coordenador do curso de Medicina do campus, Jerocílio Oliveira.

Entretanto, participar e contribuir para a cultura local é uma vitória para os outros cursos também, pois todos os envolvidos enriquecem a comunidade acadêmica e fortalecem o espírito de união e colaboração no campus. “Em um momento em que alguns setores institucionais discutiam avaliação, metodologia e questões de pertencimento, a GincaJunit foi citada. Todos os anos, já em abril, os alunos começam a perguntar se haverá gincana e quando será divulgado o edital das tarefas. Eles ficam entusiasmados e desejam se superar a cada ano. Portanto, é um fator muito positivo de pertencimento, que contribui significativamente para a integração e o engajamento dos estudantes”, elenca a diretora do campus, Adriana Rocha.

Leia também: Missa solene encerra a 26ª Trezena de Santo Antônio na Capela da Unit

Compartilhe: