ESTUDE NA UNIT
MENU

Gincana do Conhecimento prepara alunos para Enade

Alunos de 18 dos cursos já estão focados no Enade que acontecerá em novembro e avaliará o desempenho de cada em relação aos conteúdos programáticos

às 22h28
Os cursos presenciais das Licenciaturas, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e os Tecnológicos em Petróleo, Redes de Computadores, Sistemas para Internet serão avaliados este ano pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Pensando no bom desempenho dos alunos, a Diretoria de Graduação da Universidade Tiradentes – Unit –, realiza mais uma edição da Gincana do Conhecimento. Seguindo as portarias de conteúdo do Enade, este ano o evento foi dividido em duas etapas. A primeira começou ontem, 16, voltada à formação geral dos alunos e a segunda será em novembro, antecedendo à prova.
O dispositivo clicker da metodologia turning point usada na Gincana do Conhecimento
O dispositivo clicker da metodologia turning point usada na Gincana do Conhecimento
Alunos incentivados e motivados a participar da gincana
Professor Fábio Santos conduziu os trabalhos com a equipe laranja
As alunas do curso de Educação Física, Ane Driele Alves, do 5º período e Daniele dos Santos, do 4º período
Professora de Educação Física Lisane Menezes é aclamada pela turma do curso participante
Compartilhe:

 

Neste primeiro semestre, os alunos respondem questões voltadas às atualidades. Já no fim do ano, será de conhecimentos específicos. De acordo com a diretora de Graduação da Unit, Arleide Barreto, o objetivo do evento é engajar e motivar a todos. “Queremos trazer os alunos para a responsabilidade de estudar aqueles pontos mais frágeis identificados durante os simulados realizados durante o evento. Assim, eles estudam brincando, competindo entre as turmas de forma saudável e inteligente. Buscamos que adquiram, ainda, o espírito de união e que possam passar para seus colegas a mensagem da dedicação aos estudos”, assegura Arleide.

O outro viés do evento é a parte solidária. Dessa vez, os alunos deverão arrecadar ração, medicamentos e itens de higiene para animais.

Enade

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, conhecimentos sobre as possibilidades da Instituição de Ensino Superior e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Fizemos um resumo de todas as atividades e iniciativas que a Unit realiza e passamos para os alunos, evidenciando os principais projetos, as unidades de atendimento como Decós Day Hospital, Ninota Garcia, ITP, laboratórios, por exemplo. A ideia é que conheçam o que a instituição tem produzido e realizado nesses 55 anos de existência”, coloca Arleide Barreto.

Participação

As alunas do curso de Educação Física, Ane Driele Alves, do 5º período e Daniele dos Santos, do 4º período, foram animadas ao primeiro momento da Gincana do Conhecimento por saberem da oportunidade de ampliar os horizontes dentro da instituição. “É bastante dinâmica e nos traz os conhecimentos necessários para fazermos uma boa prova e ainda temos a oportunidade de interagir com todos de uma forma divertida”, conta Ane Driele.

A professora de Educação Física Lisane Menezes explica como funciona a metodologia de perguntas e respostas: “São 12 perguntas de conhecimentos gerais. Se não souberem a resposta, podem consultar os universitários já para gerar interação mesmo. O objetivo maior é a cooperação, integração entre as equipes e hoje com o projeto da Diretoria de Graduação, os alunos sabem o que é o Enade e estão motivados com isso”, comemora.

Metodologia da Gincana do Conhecimento

As portarias de conteúdo do Enade nortearam as definições do quantitativo de questões a serem realizadas entre as turmas. E assim foram divididas pelos cursos que compõem cada equipe. “Por exemplo, nesse primeiro momento, da prova de formação geral, tivemos 12 questões e em novembro, serão 20”, explica o assessor do Enade e um dos coordenadores da Gincana, Antonio Minoru.

A metodologia utilizada é a turning point, um programa que ‘puxa’ o slide do power point e lança na tela de exibição dando a opção de responder a pergunta usando o dispositivo clicker (como um controle remoto). “O aluno clica na resposta com este aparelho interagindo diretamente na tela”, assegura.

Cursos

Os cursos envolvidos são: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Sistemas de Informação, Licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, História, Letras/Inglês, Pedagogia e os Tecnológicos em Petróleo, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, todos na modalidade presencial.

 

Compartilhe: