ESTUDE NA UNIT
MENU

Google certifica Universidade Tiradentes com título mundial

Programa Universidade de Referência – Google for Education, reconhece transformações culturais na educação superior

às 00h37
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Nesta quinta-feira (06), a Universidade Tiradentes deu mais um passo rumo ao ensino superior integrado com a tecnologia: foi reconhecida mundialmente pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa da Google que reconhece transformações culturais na educação superior. A solenidade ocorreu no escritório do Google Brasil, em São Paulo, e reuniu o professor e reitor da Unit, Jouberto Uchôa, técnicos da Instituição, representantes do Google e de empresas parceiras.

Dentre as ofertas do Google para o setor da Educação, a gigante de tecnologia oferece um pacote de serviços na nuvem, o G Suite for Education, que reúne ferramentas de produtividade semelhante a um pacote Office e colaboração para universidades e acadêmicos. Atualmente, há 80 milhões de usuários ativos na plataforma GSuite for Education e 36% das instituições que a utilizam no mundo são IES. No Brasil, esse número sobe para 45%, mas, somente a Universidade Tiradentes, abraçou o projeto ao ponto de conquistar o pioneiro título mundial.

Diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, Domingos Machado, explicou que a ferramenta possibilita a extensão da sala de aula aliada à mobilidade de equipamentos móveis, como smartfone e chromebooks (tipo de notebook, só que mais leve, com bateria que dura por mais de 11 horas.

“Quando a gente começou essa jornada, não sabíamos que iríamos chegar nesse prêmio. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso à educação e essa história começou fazendo com que cada aluno e cada professor escolhesse a ferramenta. Quando a gente vê as histórias de sucesso, a gente vê que o ensino à distância e o uso de tecnologia no ensino presencial faz um grande diferencial. Sinto-me realizado porque estou aqui representando um grupo de pessoas”, disse.

Para uma IES se tornar universidade de referência do Google for Education, precisa conduzir seu modelo de aprendizagem à transformação tal qual a Unit fez, com o número expressivo de chromebooks (tipo de notebook, só que mais leve, com bateria que dura por mais de 11 horas e trabalha exclusivamente on-line), e adesão de mais de seis mil usuários, englobando corpo discente e docente.

A Unit optou pelo G Suite for Education – acesso gratuito para os alunos, corpo administrativo e professores da universidade – por oferecer número ilimitado de contas e espaço de armazenamento, integração e fácil compartilhamento de arquivos, algo que agiliza o fluxo de trabalho de todos, e ainda auxiliar no controle de spams.

Para se ter ideia da dimensão do trabalho da universidade sergipana, até então, só existia o programa Escola Referência – Google for Education. Mas diante dos esforços do professor e reitor Jouberto Uchôa de Mendonça, seus coordenadores e professores, em promover uma educação sempre de excelência, transformando o aluno em protagonista desde a sala de aula, que saiba trabalhar em equipe e explorar o desconhecido sem perder a base técnica, a Universidade Tiradentes demonstrou, na prática, que seria possível ir além.

Esse movimento transformou os laboratórios de informática em modelos mais dinâmicos e propícios para aprendizagem colaborativa. Bem como as capacitações de professores às metodologias ativas e ao primeiro programa de embaixador Google for Education, criado para selecionar professores e alunos para ser tornarem multiplicadores da ferramenta e do “jeito Google de fazer as coisas”.

O CEO da consultoria de Tecnologia Educacional parceria do Google, Colaborativa, Beni Kuhn, conta que o objetivo da ferramenta é estimular o desenvolvimento de alunos e professores respeitando as particularidades.
“Desde o primeiro momento, a Unit entendeu que a transformação se daria pelas pessoas e não pela tecnologia, porque o foco é trabalhar com as pessoas. A primeira ação foi em julho de 2016, num encontro pedagógico com professores. Precisávamos de 30 e tivemos quase 180 inscrições. Fizemos uma primeira turma e esses multiplicadores acabaram espalhando o projeto. Nosso processo não é só fazer a formação do professor, e sim o acompanhamento do professor, saber que as pessoas aprendem de forma e de velocidade diferentes. No ano passado, começamos a segunda turma de embaixadores e passamos a envolver os alunos. A certificação do Google nasceu com o objetivo de reconhecer e estimular o professor. É uma certificação internacional que em qualquer lugar do mundo é a mesma. Para mim é motivo de muito orgulho porque a Unit, a Colaborativa e o Google estão fazendo história na educação do Brasil”, afirmou.

Agilidade e diferencial

Alexandre Campos, Head de Google for Education Brasil, destacou que a metodologia formará os futuros profissionais de educação dos cursos de Licenciatura e Pedagogia da Unit, capacitando-os para o mercado cada vez mais competitivo e conectado com novas tecnologias.

“Uma universidade de referência Google objetiva construir projetos que leve tecnologia para a sala de aula, que coloque metodologias de ensino ativo em prática. Tudo isso, aliado à faculdade de Pedagogia e de Licenciaturas, que formará a nova geração de professores. Vivemos um mundo conectado, no qual a juventude aprende na rede. Preparar essa nova geração de professores para como criar trabalho em equipe, desenvolver as habilidades do século XXI nas crianças é fundamental para esses profissionais possam buscar melhores empregos”, afirmou.

Investimento

Mas para alcançar este nível mundial, a Unit investiu pesado. Mais de 20% de seus computadores são chromebooks, chegando a alcançar cerca de 1500 destes equipamentos, distribuídos em learning spaces (salas modelo Google) e bibliotecas, todos integrados aos sistemas acadêmicos da Unit (Magister, para cursos presenciais, e o AVA, para graduações a distância utilizando o Chromebook). De janeiro a outubro de 2018, dos mais de 600 chromebooks disponíveis para uso diário nas bibliotecas, foram emprestados 60.371 mil vezes.

Case de sucesso

O projeto começou na Unit Sergipe em 2016 como um experimento, envolvendo apenas 600 alunos, mas como a adesão foi positiva, do reitor ao aluno, rapidamente o número de usuários evoluiu, em três meses, para seis mil pessoas usando sem nenhuma obrigação e com cerca de 80% de aceitação. Afinal, há integração total do sistema no Magister à sala de aula virtual e tudo fica mais prático e intuitivo.

Próximos passos

O objetivo é que o mais novo centro de inovação da Unit, o Innovation Center, que será inaugurado no primeiro semestre de 2019, seja um espaço para discutir o futuro da educação, atraindo edtechs (tecnologia educacional), e tornando um centro de formação de professores no Nordeste em Google for Education com programas de capacitação e certificação.

“Queremos levar o Google for education e chromebook para todos, implantar mais salas modelo Google e começar também a desenvolver produtos para o equipamento, incentivando startups para que ofereçam o serviço de provas e desenvolvimento de aplicativos para instituições de ensino”, comenta Domingos Machado.

Compartilhe: