ESTUDE NA UNIT
MENU



Google Chrome começa a desativar cookies de terceiros: entenda o que muda

A medida, que já foi adotada por outros navegadores, visa proteger a privacidade dos usuários e dificultar o rastreamento de suas atividades na internet.

às 19h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O Google Chrome, o navegador mais popular do mundo, começou a desativar cookies de terceiros em 4 de janeiro deste ano. A medida, que já foi adotada por outros navegadores, como o Firefox e o Safari, visa proteger a privacidade dos usuários e dificultar o rastreamento de suas atividades na internet.

O gerente de segurança da informação da Universidade Tiradentes (Unit), explica que os cookies são pequenos arquivos que são armazenados no computador do usuário pelo navegador. Eles podem ser usados para uma variedade de propósitos.

“Os cookies servem para registrar informações sobre a navegação de cada usuário, armazenando dados que podem identificar seu comportamento e preferências, para que numa próxima visita naquele site o navegador possa informar os dados armazenados ao servidor, acionando a recuperação de dados de sessões anteriores. Isso responde porque ao retornar a um site visitado anteriormente algumas informações sejam carregadas automaticamente. Os cookies servem para facilitar a acessibilidade do usuário aos sites e sua experiência de navegação”, elenca.

O que são cookies de terceiros?

·         Lembrar informações de login e preferências de usuário

·         Rastrear o comportamento do usuário em um site

·         Exibir anúncios personalizados

Cookies de terceiros são aqueles que são criados por sites que não são o site que o usuário está visitando. “Por exemplo, se você visitar um site de notícias, esse site pode colocar um cookie no seu computador. Um terceiro, como uma empresa de publicidade, também pode colocar um cookie no seu computador quando você visita esse site”, explica Ricardo.

Por que os cookies de terceiros são problemáticos?

Cookies de terceiros podem ser usados para rastrear o comportamento do usuário em vários sites. Isso pode ser usado para criar perfis de usuários e exibir anúncios personalizados. “Alguns usuários estão preocupados com a privacidade de seus dados. Eles não querem que empresas rastreiem seu comportamento online”, enfatiza.

O que muda com a desativação dos cookies de terceiros?

A desativação dos cookies de terceiros dificultará o rastreamento do comportamento do usuário por empresas. Isso significa que os usuários terão mais controle sobre suas informações pessoais.

“No entanto, também significa que alguns recursos online podem não funcionar tão bem quanto antes. Por exemplo, os usuários podem não ser capazes de lembrar informações de login ou preferências de usuário”, pontua o gerente.

Impacto na publicidade digital

A desativação dos cookies de terceiros também terá um impacto na publicidade digital. As empresas de publicidade terão que encontrar novas maneiras de rastrear o comportamento do usuário e exibir anúncios personalizados. “Algumas empresas estão investindo em novas tecnologias, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, para rastrear o comportamento do usuário sem usar cookies”, orienta.

A desativação dos cookies de terceiros é uma mudança importante que terá um impacto na privacidade dos usuários e na publicidade digital. Os usuários devem estar cientes dos possíveis impactos dessa mudança antes de tomar uma decisão sobre se devem ou não desativar os cookies de terceiros.

Leia também: Janeiro Branco: Unit oferece atendimento psicológico gratuito para pessoas em crise

Compartilhe: