Como parte das comemorações pelo seu aniversário de fundação, o Grupo Tiradentes promoveu nesta terça-feira, 22, o evento Tempo de Casa, uma homenagem prestada aos colaboradores que completam marcas entre 10 e 40 anos de carreira nas instituições mantidas pela companhia. Ao todo, foram mais de 150 homenageados, entre professores, gestores, técnicos e funcionários administrativos. Cada um deles recebeu uma placa comemorativa, que destaca o agradecimento da instituição pela dedicação e pelos serviços prestados ao longo deste tempo.
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, que agradeceu a todos os colaboradores pelo apoio e demonstrado ao longo da história do Grupo, através do empenho no trabalho diário. “Acho que a maior riqueza de qualquer empresa é o seu pessoal, a sua equipe, o seu capital humano. E nada mais justo que uma empresa como a nossa, ao completar 63 anos, contribua, reconheça e agradeça por todo o apoio e o compromisso das pessoas que estão conosco já há muitos anos. Que eles possam receber de nós uma forma de reconhecimento por esse compromisso, essa dedicação de uma vida”, afirmou.
Um dos homenageados foi o contador-sênior José Ednilson dos Santos, que acaba de completar 40 anos na Unit e atualmente está na Diretoria Administrativa e Financeira. Ele acompanhou de perto e participou de todo o processo de transformação da antiga Faculdade Tiradentes em Universidade, bem como a criação dos campi da instituição no interior sergipano e em outros estados. “Isso representa a confiança que tiveram em mim, no meu trabalho e a oportunidade que me deram. Não só a mim como a outros colaboradores. Representa muito para mim, como pessoa e como profissional. Eu agradeço muito por essa oportunidade. Eu me sinto gratificado pelo privilégio que Deus me deu de ser referência para muitas pessoas, e eu torço que outras pessoas cheguem nessa fase de empresa, como eu cheguei”, disse Ednilson, ao definir que “a Unit não vê seus colaboradores como resultados, mas como humanos”.
E foi esta definição que o vice-reitor utilizou para descrever esta cultura de relação da empresa em relação a seus colaboradores. “O que ele falou, com certeza, representa o nosso dia a dia aqui. A gente não tem números, mas tem pessoas que deixam de estar em suas casas para trabalhar aqui, estarem aqui junto conosco nesses desafios enfrentados por qualquer instituição de ensino superior. Isso prova o lado daquele que sente exatamente aquilo que a gente tem buscado promover, que é um ambiente de trabalho rico, agradável, que seja reconhecido pela dedicação com eles”, acrescenta Uchôa Júnior.
Para a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Alessandra de Faria, o Tempo de Casa é um marco importante e representa o quanto as pessoas são engajadas e gostam de trabalhar na empresa, motivadas por sua atuação na educação e no serviço à comunidade. “Trabalhar com a educação faz a gente se sentir importante para a sociedade e para os nossos entes queridos. E temos um engajamento da vida acadêmica até a profissional. A quantidade de funcionários nossos que são egressos da Unit é muito grande, e isso é motivo de muita felicidade. Acredito que a nossa instituição, por ser um movimento de melhorar a vida das pessoas, os nossos funcionários também se sentem parte desse movimento na sociedade”, ressalta ela.
O presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Paulo do Eirado Dias Filho, também definiu o evento como um momento de integração, que demonstra a força do Grupo Tiradentes como um todo. “Nossos colaboradores que estão sendo condecorados participam de toda essa história do grupo educacional Tiradentes. Acho importante a gente ter esse tratamento, essa identidade como grupo e todo mundo se fortalecendo mutuamente. É uma homenagem coletiva que tem um símbolo muito forte para a gente. E quem está recebendo esta premiação é digno de demonstrar, inclusive, como ser um exemplo para os outros, em um ambiente onde você tem muitas oportunidades de desenvolver sua própria carreira e conviver com pessoas que estão sempre muito dedicadas ao trabalho e ao estudo”, ressaltou.
Outros homenageados
Além do contador José Ednilson, outra veterana homenageada foi Maria Fernandes da Silva, formada em Relações Públicas pelo curso de Comunicação Social da antiga Fits e atual coordenadora de Eventos da Unit. Ela está há 35 anos ininterruptos na instituição, sendo 32 como professora. Para ela, a sensação é de pertencimento, gratidão e dever cumprido. “A Unit faz parte da minha vida e da minha história. Foi aqui onde eu adquiri, passei e também recebi muito conhecimento, colaborei com a formação de muita gente. É a minha segunda casa, é o lugar onde eu me sinto bem, valorizada e reconhecida. Isso é muito bom para um colaborador que está há mais de 35 anos na casa, fazendo parte dessa história que a UNIT vai continuar fazendo no estado de Sergipe”, exalta Maria.
O sentimento de pertencimento também é compartilhado pelo coordenador de Extensão da Unit, Geraldo Calasans Barreto Júnior, que completou 20 anos de empresa. “Para mim, é um orgulho muito grande fazer parte dessa família. Eu estudei aqui, me formei nessa instituição. E trabalho em uma área grandiosa, maravilhosa, que é a extensão universitária e com a qual eu me identifico totalmente. Só peço a Deus que me dê saúde para continuar vários anos aqui desenvolvendo o meu trabalho, principalmente junto aos alunos, aos professores e à sociedade”, deseja.
Filipe Evangelista Viana dos Reis, gerente de Planejamento do Departamento Comercial, entrou para a Unit há 10 anos como consultor de vendas e destaca o crescimento profissional que obteve dentro da instituição. “Costumo dizer que os meus aprendizados mais relevantes, na prática, foram aqui na Universidade Tiradentes. Ela está entre as maiores empresas aqui do estado. É um prazer, e uma honra para mim completar esse marco aqui na casa, que também é para toda a minha família. A sensação é de acolhimento. Parece que a gente está sendo abraçado pela empresa”, comemora.
Em Pernambuco
A cerimônia de Tempo de Casa também foi realizada pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), no Recife, e pela Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), onde sete mulheres com mais de 10 anos de casa foram homenageadas. “A gente sabe o quão importante é construir uma história e, mais que isso, formar uma grande família. O que a gente sente é gratidão e sabe que a história que vocês construíram junto conosco, com toda dedicação e todo empenho, faz toda a diferença. E sabemos que, quando se precisa, a gente conta com quem está do nosso lado, formando e construindo uma história. Que vocês tenham mais anos juntos, fazendo que outras pessoas se inspirem”, saudou o reitor da Unit Pernambuco, professor Diogo Galvão, direto da solenidade realizada no Campus Recife.
Leia mais:
Como um campus fez surgir um bairro e contribuiu com o crescimento de Aracaju
Programa de Diversidade da Unit é apresentado ao Ministério Público do Trabalho
CIPAA, SESMT e Biomedicina promovem exames de PSA em colaboradores da Unit