A Gerência de Proteção de Dados e Processos do Grupo Tiradentes encerrou o ano promovendo o Desafio LGPD, uma série de iniciativas voltadas para o fortalecimento dos temas relacionados à Proteção de Dados Pessoais. Agora, é o momento de revelar os três vencedores do Desafio, reconhecendo não apenas a dedicação dos participantes, mas também destacando o compromisso com a compreensão e aplicação efetiva da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“O objetivo do desafio era incentivar os colaboradores a fazerem a leitura dos documentos e absorvê-los para poderem responder às questões e assim fortalecer o entendimento sobre os temas abordados”, explica a analista de processos da Universidade Tiradentes (Unit), Luciana Simões.
Vencedores e critérios de avaliação
Os grandes vencedores do Desafio LGPD deste ano foram anunciados, sendo Niva Abreu Carvalhar de Souza, assistente administrativo, conquistando o primeiro lugar; Edileuza Ferreira dos Santos Neta, assessora pedagógica, alcançando a segunda posição; e Manoel Dantas Macedo Filho, coordenador pedagógico dos cursos de computação, ficando com o terceiro lugar. A avaliação seguiu um sistema de pontuação, onde os participantes acumulavam pontos por meio de quizzes no Classroom e participação em eventos da gerência.
No âmbito do Desafio LGPD, a Gerência abordou temas relevantes por meio de quizzes, como a Política de Privacidade do GT, a Política de Descarte de Dados Pessoais, o Normativo de Atendimento aos Titulares de Dados, o Enquadramento dos Processos às Bases Legais e o Ciclo de Vida dos Dados Pessoais no GT.
“Além disso, foram realizadas diversas palestras ao longo do ano, abordando assuntos como Tratamento de dados de crianças e adolescentes, Atendimento aos titulares de dados e Gestão de riscos de privacidade de dados”, destaca a analista.
Continuidade das iniciativas
Os vencedores foram enaltecidos por sua contribuição destacada na promoção da proteção de dados pessoais, com ênfase em Niva Abreu, que atua na ouvidoria lidando diariamente com dados pessoais, tornando seu interesse e conhecimento no tema particularmente relevante. A Gerência espera que os participantes do Desafio sejam disseminadores da cultura de proteção de dados no GT.
“Contamos com os participantes para que eles sejam disseminadores da cultura de proteção de dados no GT. Inclusive a vencedora do Desafio, Niva Abreu, é colaboradora da ouvidoria, uma área que lida todos os dias com dados pessoais e que é um dos canais de entrada das solicitações de titulares de dados, então é muito importante que ela tenha demonstrado interesse e conhecimento no tema”, elenca.
Para a continuidade das ações de conscientização, a Gerência planeja seu programa anual, visando tornar o conhecimento sobre proteção de dados mais acessível e didático por meio de diversas ferramentas, como palestras, vídeos, matérias no informe e quizzes.
“O próprio modelo de gamificação atrai e movimenta os colaboradores na participação dos desafios. Trazer o conteúdo de forma leve e constante ajuda na assimilação do conteúdo e torna a participação mais leve. Muitas empresas estão utilizando desta prática na execução do plano de conscientização e treinamento, pois como se trata de exigência legal esse modelo se torna mais eficiente e integrador”, reforça Luciana Simões.
O Grupo Tiradentes reafirma seu compromisso com a proteção de dados pessoais, utilizando iniciativas como o Desafio LGPD para fortalecer a cultura organizacional em conformidade com as diretrizes da LGPD.
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