De acordo com o edital do MEC, a faculdade ofertará inicialmente 100 vagas e as aulas devem ser iniciadas em até 18 meses. Nessa segunda-feira, 13, o prefeito do município pernambucano, Anderson Ferreira (PR), esteve em Aracaju para conhecer as instalações da Unit e ficou impressionado com a estrutura. “Jaboatão será presenteada com uma universidade que tem perfil de excelência. Por isso fiz questão de receber representantes da Unit, no meu gabinete, e, de imediato agendei a viagem a Aracaju para conhecer as instalações. Hoje começamos a realizar o sonho de termos um excelente curso de Medicina, que vai gerar mão de obra especializada no nosso município. Jaboatão é a segunda cidade mais importante do nosso Estado e está mostrando que tem potencial para atrair empreendimentos de grande porte”, ressalta Anderson Ferreira, que antes da homologação havia se reunido com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para ressaltar a importância da implantação de cursos de saúde na cidade.
Em Aracaju, o prefeito visitou os laboratórios da área de saúde, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – e o DeCós Day Hospital, que serve como espaço de prática para os futuros médicos. Reuniu-se com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, o superintendente-geral, Uchôa Júnior e demais gestores. Uchôa Júnior destaca a importância de Jaboatão para o Grupo Tiradentes e assegura que, tanto na construção do campus quanto na convocação de profissionais, a mão de obra jaboatonense terá prioridade. “O prefeito Anderson Ferreira se colocou à disposição para fazermos uma parceria em Jaboatão. A cidade ganhará muito. Vamos dar preferência aos trabalhadores locais e oferecer não só cursos, mas outras ações de atenção à comunidade. Além do mais, os estudantes que se deslocariam para outras cidades, não precisarão sair de Jaboatão para cursar a faculdade”, diz o superintendente.
O próximo passo é definir a área onde ficará a Faculdade Tiradentes para iniciar o processo de licitação e a obra de construção. Com a nova unidade, o Grupo Tiradentes passa a ter três cursos de Medicina, o primeiro foi iniciado em 2010.
Grupo Tiradentes
No próximo mês de abril, o Grupo Tiradentes completará 55 anos de atuação no ramo da Educação. Tudo começou em 1962, com o Colégio Tiradentes. Em 1972, foram criadas as Faculdades Integradas Tiradentes, que viraram Universidade Tiradentes em 1994. Além da Unit e da Faculdade São Luís de França, em Sergipe, o grupo mantém ao Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas, e da Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe. Hoje, somando os campi presenciais das quatros instituições de ensino e os 31 polos de educacão a distância da Unit, o Grupo Tiradentes abrange cinco estados do Nordeste: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Ainda este ano, novos polos EAD devem ser inaugurados no Ceará e no Piauí.