ESTUDE NA UNIT
MENU

Excelência é a meta para a área da Saúde em novo planejamento


às 21h22
Começa um novo planejamento
Começa um novo planejamento
Professor Luciano Schwartz
O diretor da Facipe, professor Temisson
Professor Eduardo Peixoto e a Supac
Compartilhe:
Começa um novo planejamento

Começa um novo planejamento

A Superintendência Acadêmica do Grupo Tiradentes iniciou na tarde desta segunda-feira, 20, os trabalhos para a implantação do Currículo por Competências dos cursos da área da Saúde. O encontro mobiliza gestores, diretores acadêmicos e coordenadores da área da saúde da Unit, Facipe e Centro Universitário Tiradentes, e acontece no anfiteatro do bloco F, no Campus Farolândia.

“Trata-se de um trabalho longo, iniciado hoje com prosseguimento durante todo o dia de amanhã para as primeiras informações e que certamente, só para a fase de planejamento deverão ser utilizados os dois próximos semestres”, afirma o superintendente acadêmico, professor Eduardo Peixoto. Ele lembra que a maior preocupação do Grupo é com a oferta da qualidade do ensino para aprendizagem do aluno que se mostra a cada ano mais interativo, familiarizado com o universo cibernético e desejoso de aprender mais rapidamente. Essas são algumas das razões pelas quais a instituição precisa estar cada vez mais preparada e os professores mais qualificados afirma.

Professor Eduardo Peixoto e a Supac

Professor Eduardo Peixoto e a Supac

O contato inicial com os participantes do projeto que visa à implantação do Currículo por Competências foi feito pelos pesquisadores responsáveis pela condução do projeto, Roberto de Armas, da Universidade de Havana, e Letícia Suñé que já prestam auxílio ao Grupo há dois anos, quando foram iniciados os trabalhos para a implantação do currículo por competências dos cursos de Engenharia e da área de Negócios.

A professora Letícia Suñé afirma em sua obra “Avaliação Institucional: Princípios e Estruturação do Processo” que se trata de um método de controle e acompanhamento das atividades desenvolvidas em instituições de ensino, dentro de uma abordagem construtiva e dialógica. Deve ter sempre por princípio a melhoria contínua dos processos acadêmicos visando alavancar a instituição no seu percurso de crescimento e/ou consolidação.

O diretor da Facipe, professor Temisson José dos Santos, considera que o projeto chega à instituição em excelente momento uma vez que os cursos da área da Saúde tem grande representatividade. “Esse é um projeto corporativo que perpassa todas as unidades no desenvolvimento das suas competências, mas que deve ser conduzido pela Supac dentro de um modelo institucional, ainda que respeitando as particularidades de cada região”, pondera o professor.

Professor Luciano Schwartz

Professor Luciano Schwartz

O coordenador do curso de Odontologia no Centro Universitário Tiradentes, professor Luciano Schwartz, salienta que este é um momento ímpar para o Grupo, uma vez que o Currículo por competências representa uma mudança de paradigmas. “Através desse evento e pelos próximos semestres caminharemos na direção de novas fórmulas das nossas grades curriculares visando assim uma formação mais completa dos nossos alunos”, reconhece o docente.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: