ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes lança programa Tiradentes Compliance

A iniciativa visa fortalecer os processos de controle, estar em consonância com as regulações internas e externas e estimular ainda mais a transparência e ética profissional

às 15h14
Compartilhe:

Na manhã da última terça-feira, 04, gestores e colaboradores do Grupo Tiradentes participaram do lançamento do Programa Tiradentes Compliance. O evento foi realizado no auditório Padre Arnóbio do Bloco D, Campus Aracaju Farolândia da Unit com transmissão simultânea para as unidades Unit AL e Unit PE.

Estar em compliance é garantir o cumprimento das normas internas e externas pelos colaboradores e quaisquer terceiros que interajam com o Grupo Tiradentes. A iniciativa visa fortalecer os processos de controle e estimular ainda mais a transparência e ética profissional. O programa tem como base pilares que norteiam todas as normas e conformidades que devem ser seguidas, entre eles, o Suporte da alta gestão, Mapeamento de gestão de riscos, Políticas, procedimentos e código de ética e de conduta, Treinamentos e comunicação, Canal de denúncias e investigações internas e remediações, Due diligence de terceiros e  Monitoramento e auditoria interna. 

“O nosso desafio é a mudança de cultura. As pessoas precisam perceber que a escolha por estar em compliance não é para evitar penalidades, é entender que precisamos fazer o certo apenas  porque é a coisa certa a fazer. Além disso, entender a responsabilidade dos seus atos e o impacto que isto pode gerar na organização”, explica Soraya Menezes, gerente de Compliance do Grupo Tiradentes.

Compliance é um termo em inglês que deriva do “to comply” e significa “estar de acordo com”. Como benefícios o programa  objetiva diminuir o grau de exposição a riscos, aumento de eficiência, maior vantagem competitiva e ganhos de produtividade com uma cultura organizacional ética. 

“O Grupo Tiradentes já vem há alguns anos na implantação da sua governança corporativa. O Compliance vem como mais um fator para o fortalecimento desse modelo. Nós projetamos a implementação para os próximos dois anos. Neste primeiro ano, será focado na estruturação de políticas,  disseminação das práticas e ajustes nos processos”, explica Suzan Kelly Oliveira, responsável pela Gestão de Processos e Riscos do Programa de Compliance do Grupo Tiradentes.

Lançamento

Na solenidade de abertura, o Superintendente Geral do Grupo Tiradentes, Professor Dr. Saumíneo Nascimento, deu as boas-vindas e enalteceu a relevância de efetividade do programa. “O nosso grupo trabalha com educação e integridade. Entre os valores está a ética e por isso, julgamos que seria importante a implantação do Programa Tiradentes Compliance”, salienta.

Foram convidados os senhores Aléssio Rezende, Superintendente de Controles e Gestão de Risco do Banese e Ismar Viana, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas para compartilhar as experiências da estruturação do Compliance no Banco do Estado de Sergipe e o Papel do Tribunal de Contas enquanto agente fiscalizador e o combate a corrupção, respectivamente.

Compartilhe: