ESTUDE NA UNIT
MENU

Guia da Faculdade: mais de 30 cursos são classificados com 3 e 4 estrelas

Entre os cursos classificados, aparecem Enfermagem, Nutrição e Medicina, além de novos cursos participantes de Educação a Distância (EaD) e Tecnológicos.

às 14h28
Compartilhe:

Mais de 30 cursos de graduação da Universidade Tiradentes (Unit) foram classificados pelo Guia da Faculdade 2022. Os cursos receberam 3 e 4 estrelas levando em conta as informações colhidas pelo Guia e baseadas na opinião de professores avaliadores. Entre os cursos classificados, aparecem Enfermagem, Nutrição e Medicina, além de novos cursos participantes de Educação a Distância (EaD) e Tecnológicos.

Quatro cursos da Unit aumentaram o resultado em comparação com o ano de 2021. São eles: Enfermagem (Estância), Enfermagem (Itabaiana), Medicina e Odontologia; enquanto 22 mantiveram. Também aparecem no Guia, seis novos cursos de Educação a Distância (EaD) e Tecnológicos da instituição: Educação Física (Bacharelado), Gestão de Recursos Humanos, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial e Gestão Pública.

Segundo o gerente da qualidade da Unit, Antonio Minoru, ter cursos tão bem classificados pelo Guia da Faculdade só reforça o compromisso da instituição com a Educação e a Qualidade de Ensino. “O Guia da Faculdade nos oferece a oportunidade de demonstrar, para a sociedade, a robustez nas três dimensões avaliadas (projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura), em especial aos milhares de estudantes que procuram, na plataforma Guia da Faculdade, as mais diversas informações das instituições”, diz.

“Graças ao time de cada curso, regido pela sua coordenação, sem dúvida alguma os resultados reforçam que estamos nos trilhos da nossa Missão e Valores Institucionais”, 

Diante dos resultados, a Unit faz a devida análise e aplicação de melhorias. “Todas as avaliações são referenciais para a busca constante de qualidade no nosso serviço, a educação. A partir dos resultados, procuramos entender os dados e aplicar instrumentos de verificação de desempenhos e rituais de acompanhamento constante das nossas atividades”, ressalta Minoru.

Cursos 4 estrelas

Classificados com 4 estrelas, aparecem 19 cursos da Unit, entre eles: Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Cursos 3 estrelas

Foram contemplados com 3 estrelas, 14 cursos da universidade, entre eles: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Farmácia, Publicidade e Propaganda, e Serviço Social.

Como a avaliação é feita?

Os cursos são avaliados de acordo com a qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e infraestrutura. Cada um passa pela avaliação de seis professores. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas e o resultado numérico é a média das notas intermediárias restantes. 

O resultado numérico de 2022 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2021 (peso 2) e ao resultado de 2020 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada um. Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom).

Todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2022 estão disponíveis para consultas no site do Estadão.

 

Leia também: Qual o impacto do Enade no processo de aprendizagem?

Compartilhe: