V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Qual o impacto do Enade no processo de aprendizagem?

Participar do Enade é fundamental para atestar a qualidade dos cursos superiores e o compromisso com a sociedade.

às 13h48
Compartilhe:

Estudantes de todo o Brasil estão em contagem regressiva para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que acontecerá no dia 27 de novembro (domingo). Nesse dia, serão avaliados cursos de bacharelado e tecnólogos. Para os estudantes convocados é muito importante participar, pois é fundamental para atestar a qualidade dos cursos superiores e o compromisso com a sociedade.

De acordo com o gerente de qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), Antônio Minoru, desde a chegada do calouro à universidade, a instituição prepara para a realização do exame. “A partir dos simulados, resultados e sua análise, procuramos oferecer aos estudantes as melhores ações estratégicas para retomar os saberes fragilizados e potencializar aqueles que foram identificados como satisfatórios no nível de aprendizagem significativa”, diz.

“A Unit desenvolve ações de acompanhamento contínuo e permanente do rendimento do estudante. O programa de ‘Formação Individual e Completa (FIC)’, por exemplo, eixo principal da Gestão de Aprendizagem, garante um mapeamento dos fatores que interferem no processo de aprendizagem do estudante. Entretanto, a nossa meta não é o Enade, mas sim o processo de aprendizagem do nosso estudante para a sua atuação socioambiental e profissional”, enfatiza Minoru.

Segundo ele, o Enade é importante para a autoavaliação do estudante e a melhoria das políticas públicas de ensino, mas requer dedicação do aluno. “O fator primordial para o Enade não é a motivação, mas sim o compromisso. Por este motivo, o estudante deve, antes de tudo, firmar um compromisso consigo mesmo de perceber fragilidades no aspecto de sua aprendizagem e buscar as ferramentas essenciais para uma revisão e/ou reforço”, orienta.

Preparação

O estudante de Psicologia da Unit, Wesley Carlos da Silva Santos, vai participar do Enade neste ano. “A realização do Enade coincide com várias conclusões dentro do curso. Relacionar o estágio, o TCC e a preparação para o Enade não tem sido uma tarefa fácil, posso dizer até que é exaustiva. Contudo, foi possível, durante o tempo da divulgação do Enade até agora, rever alguns dos conteúdos que foram estudados durante os cinco anos da graduação”, conta.

“A maior expectativa para mim, nesse momento, é realizar o exame da melhor maneira possível e que eu consiga retomar todo o conhecimento que foi adquirido durante os 5 anos de curso. Foi uma surpresa saber que iria realizar esse exame e agora que farei, espero ter um bom desempenho”, acrescenta o futuro psicólogo.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2022, a Unit será representada pelos seguintes cursos de bacharelado: Administração (Presencial e EaD), Ciências Contábeis (Presencial e EaD), Direito Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Serviço Social (EaD); e tecnólogos: Design de Interiores, Gastronomia, Gestão Comercial (EaD), Gestão da Qualidade (EaD), Gestão de Recursos Humanos (EaD), Gestão Financeira (EaD), Gestão Pública (EaD), Logística (EaD) e Marketing (EaD).

 

Leia também: Enade 2022: quais serão os cursos avaliados e quem deve participar

Compartilhe: