ESTUDE NA UNIT
MENU

Enade 2022: quais serão os cursos avaliados e quem deve participar

Nesta edição, serão avaliados cursos de bacharelado e tecnológicos. A data do exame é 27 de novembro.

às 12h06
Compartilhe:

O  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova trienal, aplicada em todo o Brasil, que avalia os estudantes concluintes de graduação, verificando sua aprendizagem, além de validar a percepção do processo formativo com relação ao curso e instituição de ensino. A edição 2022 já tem data: 27 de novembro. Serão avaliados 26 áreas de graduação e cursos superiores de tecnologia.

O Enade tem como objetivo atestar a qualidade dos cursos de graduação do país, por meio de uma escala de notas que vai de 1 a 5. Essas notas são fundamentais para verificação das fragilidades e potencialidades dos cursos e das instituições de ensino superior, pois são um reflexo do comprometimento dos estudantes e da instituição com a formação cidadã e acadêmica do estudante.

As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, a nota 3 satisfatória e dentro da média geral do país, e as notas 4 e 5 são consideradas, respectivamente, satisfatória e excelente. Por isso, o comprometimento do curso e dos estudantes, durante a jornada acadêmica e neste exame, é fundamental para atestar a qualidade e o compromisso com a sociedade.

Cursos avaliados

Neste ano, os cursos de bacharelado da Universidade Tiradentes que serão avaliados são: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Serviço Social

Além deles, os tecnológicos também serão avaliados. São eles: Design de Interiores, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística e Marketing

Quem deve participar do Enade?

Cursos Bacharelado: Estudantes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; estudantes ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Cursos Superiores de Tecnologia: Estudantes que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou estudantes com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

Como se preparar

Desde o ingresso do estudante na Unit, as coordenações de cursos realizam ações voltadas para a performance acadêmica e a preparação para o Enade, como por exemplo, o Programa de Gestão da Aprendizagem, e uma série de eventos inovadores e relacionados com a contemporaneidade da profissão e sua atuação cidadã. Além disso, o aluno que vai participar do Enade 2022 também pode fazer uma autoanálise, começando por reconhecer o que é preciso melhorar e o que é preciso potencializar com relação aos saberes aprendidos durante a sua jornada acadêmica. Essa é uma ação conhecida como ‘retomada do conhecimento’.

Uma outra dica importante é: ler e escrever, interpretando e dissertando sobre temas atuais. Isso não é somente para os estudantes que farão o Enade, é uma recomendação para todos os estudantes. Assim, ele estará preparado para diversas situações da vida acadêmica e profissional.

Para mais informações, acesse o site.

 

Leia também: Livros que todo estudante de Pedagogia deveria conhecer

Compartilhe: