ESTUDE NA UNIT
MENU

Gymnasiade 2022: participação histórica do Brasil teve presença de sergipanos

Além dos atletas sergipanos, o professor da Unit participa da comissão organizadora da competição na França.

às 18h25
Coordenador do programa de esportes da Unit, Walter Thiessen, esteve na França para a Gymnasiade 2022.
Coordenador do programa de esportes da Unit, Walter Thiessen, esteve na França para a Gymnasiade 2022.
Compartilhe:

No último final de semana, chegou ao fim a Gymnasiade 2022. A delegação brasileira participou da competição na Normandia (França), com 230 representantes de 20 modalidades, entre eles cinco sergipanos. A equipe teve uma participação histórica, conquistando 126 medalhas e a vice-liderança no quadro geral.

Sergipe também foi representado na França pelo coordenador do Unit Esportes, professor Walter Thiessen, como membro da Federação Internacional do Esporte Escolar (International School Sport Federation – ISF) e da Comissão de Natação. “Eu sou um dos responsáveis pelas competições de natação, em uma comissão que só tem estrangeiro. O único brasileiro que faz parte dessa comissão sou eu”, conta.

“Lá consegui ver os atletas da seleção Brasileira de natação, por exemplo, que saíram das seletivas que foram organizadas na Unit”, acrescenta Thiessen.

Em março, o complexo olímpico da Universidade Tiradentes foi palco das seletivas para as delegações de atletismo e natação para a Gymnasíade 2022. As piscinas do complexo receberam nadadores para as eliminatórias e finais nacionais. “Atletas de todos os estados vieram para cá para ver quem conseguiria uma vaga tão disputada para ir para a França em um campeonato desse nível”, diz. 

“A Unit foi a parceira da Confederação Brasileira de Desporto Escolar [CBDE] nessas duas seletivas e foi impressionantemente agradável e todos gostaram muito porque foram piscinas e pistas próprias, e boas. O evento estava muito bem organizado. A Unit conseguiu fazer uma estrutura muito legal para eles competirem em boas condições de se classificarem para ir para a França”, afirma o coordenador.

Além de sediar as eliminatórias, a Unit contribuiu com a participação de mais de 40 estudantes de fisioterapia e educação física atuando na organização e atendimento aos atletas participantes. “Os alunos de fisioterapia ajudavam na recuperação dos atletas, principalmente quando eles tinham alguma dificuldade motora ou se cansavam. E os alunos de educação física trabalharam na arbitragem. Então, temos mais essa contribuição com o evento, que foram os estudantes dos cursos colocando a mão na massa no evento”, diz.

“A Unit teve uma participação importante e teve a sua marca registrada nessa seleção que competiu na França e que se saiu muito bem, alcançando bons resultados, com várias medalhas”, conclui Thiessen.

 

Leia também: Gymnasiade 2022: iniciam as seletivas nacionais de atletismo na Unit

Unit recebe 450 atletas para seletiva de natação da Gymnasíade 2022

Compartilhe: