ESTUDE NA UNIT
MENU

Idosos: índices apontam maior taxa de letalidade para pessoas que fazem parte desse grupo de risco

De acordo com o último Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, 75% dos óbitos de coronavírus no país tinham acima de 60 anos

às 12h26
Compartilhe:

Desde quando começou a aparecer os primeiros casos do novo Coronavírus, a Covid-19, a preocupação para os chamados grupos de risco é uma constante. Entre eles, as pessoas com mais de 60 anos. A todo o tempo, o alerta é para que os idosos não saiam de casa para evitar qualquer tipo de contato com pessoas que possam ter o vírus. 

De acordo com último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado ontem, 11, o Brasil é o 14º em número de casos confirmados e o 12º em número de óbitos. Foram confirmados, até o momento, 20.727 casos da COVID-19 e registrados 1.124 óbitos no país.

Os índices apontam maior taxa de letalidade para pessoas com mais de 60 anos. No total, 75% das mortes por coronavírus no país eram idosos. Além disso, 74% deles apresentavam pelo menos uma comorbidade associada como, por exemplo,  a cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica e doença renal. 

“Essas pessoas de idade precisam ser protegidas. O momento, reforço, é de proteção. Não é hora de fraquejar, não é hora de relaxar. A hora é de redobrar o cuidado. O vírus está mostrando para nós ao que veio. A gente tem o dever de proteger essas pessoas”, declarou  Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde.  

Em Sergipe, o cenário não tem sido diferente quanto às estatísticas relacionadas ao novo coronavírus. Foram confirmados 44 casos da Covid-19 e quatro óbitos. Todos com idade acima de 60 anos. 

“Este grupo de risco está mais propenso a adquirir a doença por causa da própria imunidade. O sistema imunológico está mais baixo, fator próprio da idade. Vários fatores corroboram para isto como é o caso do envelhecimento das células, produção de anticorpos, além do aumento do número de comorbidades”, salientou a enfermeira e docente da Universidade Tiradentes, Gilnéia Cunha. 

Campanha de Vacinação contra a Influenza em idosos

Como uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju para o enfrentamento do novo coronavírus, a gestão municipal realiza diversas estratégias para ampliar as possibilidades de imunização das pessoas que compõem o grupo de risco. Desde o dia 21 de março, a prefeitura iniciou uma Campanha de Vacinação contra a Influenza. A meta de imunizar 90% do público alvo já foi alcançada.  

“É importante ressaltar que a vacina não previne quanto ao novo coronavírus. O que acontece é que a Influenza também ataca o sistema respiratório, acometendo a imunidade, e a sintomatologia das duas doenças são parecidas”, comentou Gilnéia. 

“O objetivo também diante de um quadro respiratório afetado é descartar a influenza visto que o paciente já foi imunizado, sendo tratado e diagnosticado inicialmente com a possibilidade de investigar para o novo coronavírus”, finaliza a enfermeira. 

Compartilhe: