ESTUDE NA UNIT
MENU

Inep divulga locais de provas do Enade nesta quarta, 16

Inscritos devem preencher questionários até a véspera da prova, no dia 27; formandos de 26 cursos estão obrigados a participar do Enade

às 13h00
O Enade é obrigatório para alunos formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia (Divulgação/Grupo Tiradentes)
O Enade é obrigatório para alunos formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia (Divulgação/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

Os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em sua edição 2022, poderão acessar os seus locais de aplicação de prova a partir da próxima quarta-feira, 16 de novembro, ao acessarem o site do Enade. A data está prevista no cronograma previsto pelo Edital nº 51 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). 

Para ter acesso ao local de prova, o aluno terá que preencher o cadastro de acesso e o Questionário do Estudante, no qual ele dará informações sobre seu perfil, aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica. De acordo com o Inep, as provas não serão acessadas pelas instituições de ensino e as respostas das questões só serão de conhecimento do Instituto – e mesmo assim, em bloco, sem revelar a autoria de cada resposta. O procedimento deve ser feito também pelo site do Enade até a véspera do exame, 26 de novembro. 

As provas serão realizadas no dia 27 de novembro, em todo o Brasil. A participação dos alunos inscritos é obrigatória e condicional para as etapas de conclusão do curso, colação de grau e concessão do diploma. Os estudantes que irão participar do Enade 2022 já foram inscritos no sistema pelos coordenadores de cada curso. 

No dia da prova, o estudante responderá a 40 questões, sendo 10 de Formação Geral (duas dissertativas  e oito objetivas) e 30 de Componente Específico (três dissertativas e 27 objetivas). Todas elas são baseadas nos conteúdos curriculares de cada curso, nos conhecimentos gerais da atualidade e nas competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno ao longo da formação. 

O Enade é realizado desde 2004 pelo Inep, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação no ensino superior, com base no rendimento dos alunos concluintes no Enade e nas avaliações dos cursos e de cada instituição. 

Neste ano, 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia serão avaliados pelo , dentro do ano III do ciclo avaliativo do Sinaes: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo, além dos cursos de Tecnologia em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Dúvidas e informações sobre o Enade 2022 podem ser encontradas no site especial do Enade no Portal da Unit. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: