Em nossa capital para a realização de intercâmbio entre o Massachusetts Institute of Technology e a Universidade Tiradentes, a estudante de Engenharia Mecânica Alexis D’Alessandro desenvolve um projeto por meio do qual busca entender os hábitos do consumo de água dos brasileiros, especialmente a população nordestina.
Paralelamente às suas pesquisas, a jovem americana atua como voluntária no Centro de Educação da Unit, onde ministra há três semanas aulas de inglês para alunos do 5º ano. O encontro acontece uma vez por semana e possibilita tanto para Alexis como para as crianças excelente oportunidade de aprendizado dos idiomas.
“Eles são muito inteligentes e gosto muito de trabalhar com eles. O aproveitamento tem sido muito bom e há uma troca de experiência, porque eu ensino o inglês e eles me ensinam o português”, revela a americana que na cidade de Boston cursa uma disciplina para o aprendizado do nosso idioma. Apaixonada por Aracaju e com pretensões de regressar à capital sergipana no próximo mês de janeiro, Alexis pensa em adquirir uma bolsa para que possa permanecer na cidade durante todo o ano de 2019.
A professora Luciane Santos Santiago é a responsável pela turma de 26 alunos concludentes do 5º ano no Centro de Educação. Segundo ela, o aproveitamento do conteúdo passado por Alexis tem sido de grande importância. “Além de ter agregado conhecimento, tem sido uma grande troca de experiências, já que aqui não temos a disciplina Inglês. Agora os meninos já sabem falar algumas palavras e construir frases”, diz a professora cheia de satisfação.
“É muito importante para mim e para os meus colegas. Ao tempo em que estamos aprendendo inglês, também estamos ensinando a ela o português. Além do mais, essa é a primeira vez que uma americana dedica um pouco do seu tempo para nos ensinar”, complementa a pequena e desinibida Ayala Tawanny, que aos 10 anos se revela legítima representante da turma.