V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Iniciação Científica é o start da carreira acadêmica de um estudante

E o começo da carreira acadêmica se dá durante a graduação. Por meio de programas de Iniciação Científica, o estudante entra em contato direto com a ciência desde cedo.

às 14h12
Foto: banco de imagens da Unit
Foto: banco de imagens da Unit
Compartilhe:

Os estudantes da graduação que têm perfil para a pesquisa científica podem começar a desenvolver suas habilidades desde cedo graças aos programas de Iniciação Científica. Na Universidade Tiradentes, é possível ter acesso a programas voluntários e com bolsa. Para isso, o estudante deve ficar atento aos lançamentos de editais por programa.

O Programa de Iniciação Científica, de forma geral, distribui bolsas de Iniciação Científica (IC) concedidas pelas agências de fomento (CNPq e Fapitec), bem como com recursos próprios, e são destinadas para discentes da graduação dos projetos de pesquisa orientados por docentes da Unit.  O grande objetivo é introduzir o aluno da graduação às atividades científicas, proporcionando seu engajamento na pesquisa desde cedo, além de possibilitar a formação de recursos humanos qualificados. 

A Iniciação Científica, portanto, serve como incentivo à formação de novos pesquisadores, que por sua vez, ainda como estudantes de graduação, possuem participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Tornam-se elegíveis aqueles estudantes da Unit que estiverem devidamente matriculados entre o primeiro e penúltimo período do curso da graduação. 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: pesquisa@unit.br.

 

Leia mais:

Unit divulga resultado de Programa de Iniciação Científica

Os primeiros passos para ser um cientista

Projetos de pesquisa beneficiam estudantes com a Iniciação Científica

Como fazer um projeto de pesquisa ou iniciação científica?

Compartilhe: