ESTUDE NA UNIT
MENU



Inscrições abertas para a XVII Jornada de Enfermagem

Como tema central: “Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde”, as inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de maio no Magister

às 14h17
Jornada de Enfermagem
Jornada de Enfermagem
Coordenadora operacional do curso de Enfermagem, Juliana Musse
Compartilhe:

Já estão abertas as inscrições para a XVII Jornada de Enfermagem da Universidade Tiradentes (JEU Unit). Este ano, com o tema: “Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde”, o evento será realizado entres os dias 08 a 10 de maio e conta a participação do corpo docente, acadêmicos de enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) e gestores dos serviços de saúde do Estado. As inscrições já estão disponíveis no Magister e podem ser realizadas até o dia 09 de maio às 12h. A taxa de inscrição está no valor de R$ 50,00.

De acordo com a coordenadora operacional do curso de Enfermagem, Juliana Musse, a previsão é que o evento tenha a média de 600 participantes. “A Jornada será desenvolvida através de apresentações e discussões em conferências, talk shows, reuniões científicas e rodas de conversa. Assim como minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa e de experiências exitosas nas diversas áreas de gestão de saúde do Estado. O evento é realizado de forma presencial na Unit Farolândia”, destaca.

O objetivo da Jornada de Enfermagem é conhecer, discutir, compartilhar ações de sucesso, frente aos melhores resultados de governabilidade das instituições de saúde, indicadores de segurança e experiência do paciente, ou seja, a efetiva qualidade no âmbito da saúde, acompanhada pela percepção dos diferentes atores sociais envolvidos no processo,  e seus impactos nos diferentes níveis de atenção em saúde.

“Trata-se de um momento ímpar para disseminar as inovações tecnológicas, o intercâmbio da experiência global em gestão da qualidade e produção técnico-científica. A JEU tem como público-alvo, gestores de serviços de saúde, profissionais de enfermagem, acadêmicos e pesquisadores que atuam na área da saúde”, ressalta. 

Para a coordenadora operacional, a Jornada é uma excelente oportunidade de discutir temas pertinentes no meio dos profissionais da Enfermagem. “Os enfermeiros (as) são os profissionais que contam com a expertise na gestão de riscos assistenciais e foco na segurança do paciente, são responsáveis pelo planejamento,  execução e avaliação dos serviços prestados, de modo que, discutir a gestão dos serviços de saúde,  é fundamental para os enfermeiros que trabalham com vistas às melhores acreditações nacionais e internacionais das organizações de saúde, conheçam e reconheçam os indicadores de qualidade”, afirma.

Juliana Musse explica que o tema foi escolhido para disseminar informações imprescindíveis para os profissionais da saúde.  “Quando ferramentas e tecnologias auxiliam o gestor na definição de mudanças necessárias, há uma crescente otimização das ações, o que beneficia equipe multidisciplinar que trabalha com modelos assistenciais do cuidado centrado no paciente, pois cada profissional tem fundamental contribuição  na promoção de uma assistência eficiente e eficaz e de forma segura ao cliente/paciente”, pontua.

A XVII Jornada de Enfermagem da Universidade Tiradentes põe a pesquisa em pauta com a submissão de trabalhos e provoca a transposição de muros, estudos de interesse social e ações que possam impactar nos indicadores de saúde e qualidade de vida da população. Além de proporcionar atividades voltadas sobre a experiência/jornada do paciente, governança e sustentabilidade, ferramentas da qualidade em saúde, indicadores de qualidade da assistência e ética e legalidade na era digital.

Entre os convidados para palestrar no JEU estão, a representante da Comissão Nacional de Certificação da Qualidade (CNCQ/COFEN), doutora Heloísa Helena; o Secretário de Estado da  Saúde (SES), doutor Walter Pinheiro; o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SE), doutor Conrado Marques; representando o Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-SE), o conselheiro Salviano Augusto Mariz; representando a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, delegada Danielle Garcia, a diretoria de Saúde da Mulher (SES/SE), Viviane Goston e representando o Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, a doutora Maria Fernanda S. Marques da Fonseca.

 

Leia mais: Clínica Odontológica da Unit realiza reajuste da tarifa social

Compartilhe: