Profissionais e acadêmicos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Direitos Humanos têm até esta quarta-feira, 31, para se inscrever nas disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit). As inscrições estão abertas tanto para os cursos de Mestrado quanto de Doutorado, oferecendo uma chance para profissionais que desejam se especializar em uma área cada vez mais relevante na sociedade.
Segundo a coordenadora do PPGD, Grasielle Vieira, o objetivo principal da abertura de inscrições para disciplinas isoladas é divulgar o programa, apresentar seus docentes e atividades acadêmicas, além de oferecer aos profissionais a chance de conhecer o programa por um semestre. “É uma oportunidade para quem busca um aprofundamento em temáticas específicas e um debate com demandas reais, visando proposições para futuros diálogos com o Poder Público e a sociedade”, explica a coordenadora.
A coordenadora destaca que o PPGD da Unit se diferencia dos demais programas por sua área de concentração em Direitos Humanos e pelas suas linhas de pesquisa e projetos estruturantes. “Nosso programa propõe uma análise crítica da teoria dos direitos humanos, buscando oferecer subsídios e ferramentas compatíveis à formulação de políticas públicas e à atuação do sistema de justiça comprometido com a potencialização dos direitos humanos”, afirma Grasielle.
Cursar disciplinas isoladas antes de se matricular no programa completo de mestrado ou doutorado oferece diversas vantagens, como a possibilidade de conhecer o programa, os professores e os demais alunos, além de aprofundar seus conhecimentos em uma área específica. Além disso, os créditos obtidos nas disciplinas isoladas podem ser aproveitados em um futuro processo seletivo.
Edital
O edital detalha as principais disciplinas optativas disponíveis, seus objetivos e os temas abordados. Entre as disciplinas destacam-se tópicos como Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos, Direitos Humanos e Novas Tecnologias, e Desenvolvimento Sustentável. Esses temas são abordados de maneira a integrar teoria e prática, oferecendo subsídios críticos e ferramentas práticas para a formulação de políticas públicas e atuação no sistema de justiça.
Inscrições
Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário online disponível no edital.
- Prazo final de inscrições: 31 de agosto
- Divulgação do resultado: 1 de agosto
- Período de matrículas: 2 a 14 de agosto
- Início das aulas: A partir de meados de agosto (variando conforme a disciplina escolhida)
Para o Mestrado, os candidatos devem ser graduados em Direito ou áreas afins, enquanto para o Doutorado, é necessário possuir título de Mestre em Direito ou áreas correlatas.
Para mais detalhes e acesso ao edital, clique aqui.
Leia também: Projeto de IC desenvolve membrana para tratamento contra câncer de pele